Bia 4 Anos | Preparativos Rapunzel

4 anos?? Meu Deus! Minha bebê está crescendo. A princesa mais bela do meu reino vai completar 4 aninhos em março

Este ano ela quem escolheu o tema este ano.... Rapunzel - Enrolados.
Ela pediu pra não cortar mais o cabelo até o dia festa ( e haja condicionador rsrsrsrs)

Bom, aqui em casa estamos todos no clima Enrolados. Meus cabelos já estão quase brilhando.

Esse ano, pela primeira vez, vamos fazer a festinha em Porto Alegre. Desde que ela nasceu, todas as comemorações foram aqui em São Paulo. Então é a primeira vez que a minha família vai participar do aniversário da Bia. Estou muito feliz em poder dividir esse momento com eles.

Bom, mas vamos aos preparativos.
Depois de definir o tema, começamos a buscar referências da festa na internet.
Encontramos muuuuuitas coisas lindas! Difícil escolher qual linha seguir.. (Dica: use o Pinterest)

Então para decidir, resolvemos assistir o filme mais algumas vezes e separar os principais elementos:
Princesa
Mascote
Cavalheiro
Cavalo
Sol
Frigideira
Flor mágica

E também definimos a paleta de cores:
Rosa Claro
Rosa Escuro
Amarelo
Lilás
Roxo
Branco



Com os elementos e as cores definidas, partimos para definir como fazer cada uma das coisas.
Olha as ideias que encontramos.








Semana que vem eu mostro mais ideias e o que já estamos fazendo ;)

*imagens retiradas do Pinterest





Receitas | Panqueca Divertida

Sabe aqueles dias em que as crianças não querem comer?

Aqui tem dias em que nem a maior criatividade do mundo vence essa batalha.
Mas descobri um prato infalível: Panquecas Divertidas!

Aqui em casa foi sucesso! Até meu marido quis rsrsrsrs

Peguei as forminhas de biscoito e comecei a cortar as panquecas.
A Bia adorou! Comeu tudo e pediu mais.

Aqui tenho duas receitas. A primeira é a mais ligth, e a segunda a tradicional.
O recheio pode ser o que você preferir. Gosto muito de brócolis com requeijão light, mas aqui em casa o preferido é carne moída.

PANQUECA INTEGRAL
1 clara
1 xícara de leite desnatado
1 1\2 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento



PANQUECA TRADICIONAL
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 1\2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de fermento



RECHEIO
1 cebola média
500 gr de carne moida
2 tomates
Manjericão
Sal a gosto


MODO DE FAZER

Recheio 
Primeiro prepare o recheio. No caso da carne moída você deve fazer o seguinte:
Corte a cebola bem picadinha e tempere a carne a gosto.
Refogue a cebola. Quando ficar dourada, coloque a carne e refogue bem, até que ela fique bem separadinha e cozida.
Acrescente os tomates e um pouco de água para o molho.
Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, em fogo baixo e mexendo de vez enquando.
Assim que o molho engrossar e o tempero estiver adequado, desligue o fogo e reserve.

Massa da Panqueca 
Bata o ovo até criar uma espuma. Acrescente o leite e bata mais um pouco.
Coloque os líquidos batidos no liquidificador, ou bata a mão e acrescente a farinha, o sal e o açúcar.
Por último, coloque o fermento e bata levemente.

Em uma frigideira quente coloque um fio de óleo (eu uso de canola), ou frigideira antiaderente. Use fogo médio/alto.
Com uma concha, derrame uma camada de massa na frigideira.
Vá desgrudando as beiradinhas com uma espátula até que se solte por completo, então, vire a massa.

Repita o processo até acabar a massa crua.
Você pode fazer formas com a massa na frigideira ao derrama-la ou usar forminhas de moldar biscoitos.

Nas fotos, usei formas de flor e folhas, e no meio das flores coloquei a carne.

Espero que as crianças daí também gostem!
Se você testar a receita, manda pra cá!






Alimentação | Fofurice na web

Tem coisa mais fofa do que criança?
Pra mim não existe coisa mais genial nesse mundo.

Ha alguns dias que eu estava procurando dicas de como apresentar novas frutas para a Bia.
Foi quando encontrei esse vídeo.

É uma menina de 2 anos (e meio) conversando com as crianças.

Mostrei pra Bia e ela simplesmente adorou!

Achei a ideia muito legal.
Criança falando com criança.
O vídeo é todo legendado e conta com a produção do papai por trás das câmeras.
Achei que vocês iriam gostar de ver!

A menina, Ana Paula, é muito espontânea e bem humorada. Vale a pena ver todos os vídeos!
É pra morrer de fofurice!!




Se quiser ver mais vídeos dessa pequena, acessem o canal dela no Youtube.



Atividades | De Graça no Shopping

Férias de verão. Parece que nunca vai acabar, mas quando vê, já foi e fica a saudade!
Então o melhor é aproveitar todas as alternativas.

Separei 12 eventos gratuitos e muito legais onde os pequenos vão poder brincar com seus personagens preferidos. A criançada vai adorar!

As melhores opções são em shoppings. Com esse calor que está fazendo, além da brincadeira gratuita, você também aproveita o ar condicionado rsrsrsrs


Disney Junior

No circuito as crianças poderão brincar no escorregador da Casa do Mickey, jogar Tetris e confeccionar a maleta da Doutora Brinquedo, customizar coroas no espaço da Princesa Sofia e ainda montar baús de tesouro e brincar na mini roda gigante entre os cenários com as personagens do Jake e os Piratas da Terra do Nunca.

Local: Shopping Market Place - Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro
Data: de 10 de janeiro a 2 de fevereiro
Faixa etária: de 03 a 12 anos
Horário: das 14 às 20 horas
Duração do circuito: 20 minutos
Estacionamento: R$13 (duas primeiras horas)
Veja mais no Site


Playmobil Minipark

Evento inédito para comemorar os 40 anos dos bonecos Playmobil! Os pequenos visitantes poderão se divertir e aprender mais sobre os brinquedos num circuito de atividades que inclui exposição, brincadeiras e oficinas.

Local: Grand Plaza Shopping - Av. Industrial, 600 – Santo André – SP.
Data: de 8 a 25 de janeiro
Horário: De segunda à sexta-feira, das 14h às 22h. / Sábados, das 12h às 22h e, aos domingos, das 12h às 20h.
Faixa Etária: de 3 a 12 anos
Veja Mais no Site


Peixonauta Esportes

O evento “Peixonauta Esportes” traz o peixe astronauta e seus amigos em atividades recreativas como o chute a gol, arremesso na cesta de basquete, boliche, travessia no Peixonauta Túnel, pintura dos personagens e também o espaço Peixonauta Relax.

Local: Golden Square Shopping - Avenida Kennedy, 700 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo, SP
Data:  8/1/2015 - 3/2/2015
Horário: 12h00 às 20h00
Veja Mais no Site


Laboratório de Férias

 É a exposição itinerante do Catavento Cultural e Educacional, com diversas atrações do museu interativo como a bicicleta geradora de energia, a esfera do experimento Van de Graaff (aquela que deixa qualquer um de cabelos em pé), o banco de pregos e muito mais!

Local: SuperShopping Osasco - Av. Dos Autonomistas, 1828 - Osasco, SP
Data: 14/01/2015 - 31/01/2015
Hora: 10:23
Veja Mais no Site


Oficinas Divertidas Joaninha Box

Nos fins de semana entre 17 de janeiro a 1 de fevereiro, das 14 horas às 20 horas, o Shopping promove atividades em parceria com o Box Joanninha, projeto que estimula crianças de 3 a 8 anos a construírem seus próprios brinquedos.

Local: Piso Superior - Shopping Market Place - Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro
Datas: de 17 e 18, 24 e 25, e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro– aos sábados e domingos
Faixa etária: de 3 a 8 anos
Horário: das 14 às 20 horas
Estacionamento: R$13 (duas primeiras horas)


Kids Fantastic

Um circuito de atividades que traz personagens das animações Rio 2, Era do Gelo, Tá Chovendo Hambúrguer 2, Alvin e os Esquilos e Hotel Transilvânia. Baseado no longa “Rio”, o primeiro cenário desafia os participantes a atravessarem o labirinto da Floresta. Tem também a Travessia do Gelo - atração da animação “Era o Gelo”, a travessia do do Rio Azul - do filme “Tá Chovendo Hambúrguer 2”, o Quebra-Cabeça imantado na estação “Alvin e os Esquilos” e, para finalizar, o “Hotel Transilvânia” fará o Bingo dos Monstros.
Os menores de quatro anos tem um espaço especialmente desenvolvido para eles, em uma Área Baby.

Local: Piso Xingu do Iguatemi Alphaville - Alameda Rio Negro, 111
Datas: de 15/01 a 01/02
Horário: Segunda a sexta, das 12h às 20h // Sábados, das 10h às 20h // Domingos, das 14h às 20h.
Veja mais no Site


É dia de Teatro

Para a criançada aproveitar cada momento do período de férias, o Iguatemi Alphaville preparou uma programação especial. Durante o mês de Janeiro, o projeto de teatro infantil terá 3 espetáculos semanais.

As peças, apresentadas às terças, sábados aos domingos, são inspiradas não apenas em famosos contos infantis como Cinderela, Rapunzel, João e Maria, entre outros. Os espetáculos são apresentados no Espaço de Eventos da Saraiva, parceira do projeto, localizada no Piso Tocantins.

Local: Espaço de Eventos da Saraiva - Piso Tocantins (Iguatemi Alphaville – Alameda Rio Negro, 111 – Alphaville
Datas: Terças e sábados é às 16h, Domingo às 15h e às 17h.
Veja mais no Site


Gloob para Brincar

As crianças que visitarem o Shopping JK Iguatemi neste período de férias poderão participar do circuito Mundo Gloob, com diversas atividades divertidas. Tem o cenário “Buuu!” - onde as crianças terão de desvendar charadas, encontrar as esponjas de banho do Osmar, participar de uma missão especial no espaço, caracterização com figurinos da Gaby Estrella e muito mais!

Local: JK Iguatemi (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi/SP).
Data: De 10 de janeiro a 01 de fevereiro
Horário: Sábado, das 11h às 20h; Domingo a Sexta, das 14h às 20h
Duração do circuito: média de 30 minutos, dependendo da lotação do espaço.
Veja Mais no Site


Turma da Mônica

Dividido em sete módulos, a atividade busca ajudar os pequenos a esclarecer a dúvida: “O que você vai ser quando crescer?”. Tem o “Pulo do Astronauta” - onde os participantes vão se sentir como um viajante do espaço, o consultório do Doutor Chico - com equipamentos médicos de brinquedo que vão mostrar como fazer curativos e aplicar injeções, o ateliê da Marina - nele a turminha vai brincar de fazer arte com giz de cera, a marcenaria do Cebolinha - com ferramentas de brinquedo para ensinar mais sobre o ofício de marceneiro, o espaço Engenheiro Cascão - para os pequenos criarem edifícios e casinhas, a Cozinha da Magali - lugar ideal para os mini chefs brincarem de cozinheiro e a escolinha da Mônica, onde a criançada vai encontrar lousinhas, mesinhas, livros e gibis.
Os grupos têm no máximo 20 participantes, que passam por um circuito de 30 minutos.

Local: Praça de Eventos Shopping Penha - Rua Dr. João Ribeiro 304, Penha / São Paulo
Data: 9/1/2015 - 25/1/2015
Horário: 12h00 às 21h00
Faixa etária: de 2 a 13 anos
Veja Mais no Site


Circo no Shopping

O Shopping Anália Franco preparou um grande espetáculo para as férias de janeiro. Um grande picadeiro foi montado na praça de eventos com brincadeiras e atividades circenses com portais, mesas espelhadas, apresentações e muita diversão. Os pequenos de até três anos poderão se divertir na piscina de bolinhas e colorindo desenhos em papéis especiais. Já os maiores, entre três e doze anos, vão brincar na cama elástica, fazendo exercícios de solo, cambalhotas e acrobacias.

Local: Shopping Analia Franco - Av. Regente Feijó, 1739 - Vila Formosa, São Paulo
Data: 9/1/2015 - 8/2/2015
Horário: Seg - Sex,Dom: 12h00 às 19h30 / Sáb: 10h00 às 19h30
Faixa Etária: Livre
Veja Mais no Site


Chaves e sua Turma

O Shopping Frei Caneca traz o Chaves e sua Turma com uma série de atividades para as crianças! Logo no entrada os pequenos vão receber óculos e elásticos da Chiquinha e chapéu do Chaves para entrar no clima, jogos na vila - com o Chaves Equilibrista e o Pula Chaves, oficina para confecção do barril do Chaves em EVA e ainda um cineminha com os episódios da série.

Local: Espaço Kids – Piso TS – Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Data: 15/01 a 01/02
Horário: das 14h às 20h
Faixa etária: crianças de 3 a 12 anos
Veja Mais no Site


Sítio do Picapau Amarelo

Composto por um circuito de seis estações, a brincadeira começa na ‘Varanda da Dona Benta’, onde a vovó conta histórias de Monteiro Lobato, já na ‘Cozinha da Tia Nastácia’ eles vão decorar vasinhos e plantar temperos. No ‘Laboratório do Visconde’ Pedrinho vai ensinar como prender o Saci e apresentar alguns insetos bem interessantes. O ‘Camarim da Narizinho’ ensina a fazer acessórios com miçangas e no ‘Cantinho da Emília’ eles produzirão um porta-retrato com os personagens do Sítio. Os bem pequenos também entrarão na brincadeira, colorindo desenhos dos personagens com giz de cera. Tem ainda o ‘Painel de Personagens’, contando um pouco mais sobre cada integrante desta turma e o ‘Cantinho de Leitura’, com uma estante em formato de livro. Na área baby os menores de três anos podem brincar com quebra-cabeças, jogos de memória e desenhos

Local: Shopping Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, São Paulo
Data: 15/1/2015 - 1/2/2015
Horário 14h00 às 19h30
Faixa Etária: crianças de até 12 anos.
Veja Mais no Site


Se você já visitou algum desses eventos, comente e deixe a sua opinião.
Ou mande a sua experiência pra cá.

* Informações da produção dos eventos


Festa e Cia | Calculando as Quantidades

Calcular a quantidade de porções para a sua festinha de aniversário.
Essa é uma dúvida muito comum entre as "Mamães e Papais Festeiros".

Comida, bebida, tamanho do bolo, quantidade de lembrancinhas...
O melhor é colocar tudo na ponta do lápis para não falte nada e para que também não sobre muito.

Essas dicas servem para aniversários, casamentos ou qualquer evento festivo.


  • A primeira coisa a ser feita é a lista de convidados para saber quantas pessoas estarão presentes. 
  • Também é aconselhável criar um CHECK LIST para que você não esqueça de nenhum detalhe.
  • Se você quer economizar, não crie muitas variedades de pratos, pois a sobra será menor se você criar 3 ou 4 pratos legais.
  • Quando a festa for infantil, crie um cardápio especial para as crianças. Assim evita que elas provem e joguem metade do salgadinho ou canapé no lixo.
  • Se você não conhece muito o gosto dos seus convidados, escolha sempre opções de cardápio que são garantidos: salgadinhos tradicionais, bolo de chocolate, brigadeiro e beijinho...
  • No seu cálculo não pode faltar o fator: Duração da festa. Ela irá determinar realmente a quantidade .
  • A alimentação deve ser reservada com antecedência mas pode ser a última coisa a ser comprada.
  • Faça a confirmação dos seus pedidos após receber o RSVP dos convidados.
As porções aqui são para festa de 4 horas.


COMIDA

Se você só for servir um coquetel ou entrada antes do almoço ou jantar, seus convidados irão comer menos do prato principal.
Se na sua festa só forem servidas comidas tradicionais (docinhos e salgados), faça o calculo arredondando pra cima.

Se houverem crianças entre o convidados, calcule 2 crianças para 1 adulto.
E ainda, se forem servidos doces antes do bolo, os convidados irão comer menos bolo.

Calcule em média:
Salgados e canapés - 8 a 12 por adulto / 6 - 8 por criança
Mini Dog - 4 a 6 por pessoa
Frutas - 300 a 400gr por pessoa
Docinhos - 6 a 8 por pessoa
Bolo - 120gr por pessoa
Carnes ou Peixes - 400gr por pessoa em um churrasco / 250gr por pessoa em uma refeição com acompanhamentos
Arroz e Guarnições - 150 gr (cozido)



BEBIDA

Para escolher o cardápio de bebidas, você deve levar em consideração quem são os seus convidados e o clima da estação.

Nos dias quentes, prefira bebidas refrescantes como sucos naturais, água, refrigerantes, cerveja e caipirinha.
Já nos dias mais frios, seus convidados podem preferir bebidas mais quentes como o vinho ou o chá.

Leve em conta a faixa etária dos seus convidados e quem são eles. Com certeza seus amigos bebem mais cerveja (ou não rsrsrsrs) do que seus pais, por exemplo.

Calcule em média:
Água, Suco e Chá - 600ml
Refrigerante - 500ml
Cerveja - 3 latinhas ou 900 ml por adulto
Vinho - 1/2 garrafa de vinho por convidado caso seja a unica bebida alcoólica, ou, 1 garrafa para cada 3 convidados em caso de jantares ou almoços.
Whisky - 1 garrafa para cada 10 pessoas
Espumante - 1 garrafa para cada 7 pessoas em caso de brinde, ou, 1 garrafa para cada 4 pessoas caso seja servido durante a festa
Coquetel de frutas - 750ml por convidado

*Lembre-se das bebidas diet para quem é dietético.


LEMBRANCINHA

Defina quem irá receber lembrancinha. Em uma festa infantil, normalmente só as crianças recebem, porém você pode querer presentear também os adultos.

Você pode separar o tipo de lembrancinha por sexo e por idade. Por exemplo:
Se a festa for do tema Rapunzel, você pode colocar a princesa na sacolinha das meninas e o camaleão Pascal na dos meninos.
Os adultos podem receber as mesmas lembrancinhas que as crianças, ou, você pode prepara algo especial para cada um ou para cada casal.

Calcule em média:
Faça sempre umas 3 lembrancinhas a mais para cada tipo (meninos, meninas, adultos)
Ex: Se forem 7 meninas, faça 10 lembrancinhas. / Se forem 20 convidados a receber, faça 25 lembrancinhas.
Essa margem é para aquela prima que não ia ir e foi, para o convidado de última hora...

Uma dica legal é fazer uma lembrancinha especial para os principais convidados. 
Avós, Pais, Madrinhas, etc. Eles vão a sua festa e se sentem homenageados.



GARÇOM e AUXILIARES

Calcule em média:
Se for uma festa onde as pessoas também tem a liberdade de se servir, 1 garçom serve de 15 a 20 pessoas.
Se for um jantar sentado, ou churrasco, 1 garçom serve até 12 pessoas.

Se houver necessidade de aquecer e servir pratos, o ideal são 2 pessoas na cozinha para festa com até 40 pessoas. 3 pessoas para festas até 50 pessoas. 5 pessoas em festas com 100 pessoas ou mais.

Se o local da festa não oferecer serviço de limpeza, o melhor é que você tenha 1 ou 2 pessoas durante a festa recolhendo os lixos e limpando os líquidos ou comidas que caírem no chão. Isso vai agilizar muito na hora de encerrar a festa

Outros
Descartáveis: calcule 2 a 3 copos por convidados / 1 ou 2 pratos por convidado
Mesas e Cadeiras: Reserve sempre 10% amais do que o número de convidados confirmados.
Recreacionista: Consulte. cada empresa trabalha de uma forma. Porém o aconselhado é  um monitor para cada 6 crianças.
__
Alguns sites disponibilizam calculadoras automáticas.
Na verdade eu não uso elas porque variam muito, uso as referências acima, mas vale a pena para quem gosta de uma segunda opinião rsrsrsrs


> Esse post também foi publicado no Blog da Tricae com algumas dicas exclusivas. Confere lá!

Você tem alguma dica? Manda pra cá que vira post!

*Imagens retiradas do google



Saúde | Canabidiol liberado no Brasil



Ha algumas semanas atrás fiz um post abordando os benefícios da  maconha medicinal e o que tem sido feito para que uma das suas substâncias, o Canabidiol - CBD, seja liberado.

Hoje, 14/01, a Anvisa reclassificou o Canabidiol.

O CBD sai da lista de medicamentos proibidos e passa para a categoria C1, de uso terapêutico permitido, mas na lista dos medicamentos controlados. Iguais ao tarja preta que já conhecemos.

Ainda não há autorização para a comercialização e fabricação da substância no Brasil, apesar do governo já ter recebido a proposta de um laboratório estrangeiro. A proposta está sendo analisada e não tem prazo para definição. Confira a matéria completa no site do Jornal Hoje

Para os pacientes que buscam essa alternativa terapêutica, a resolução de hoje é um grande passo.

Porém o Canabidiol só pode ser importada após entregar a receita, junto a outros documentos na ANVISA. Aí então é liberada uma autorização especial concedida pelo diretor da agência. O pedido leva em média uma semana para ser avaliado.

Dia 16 de dezembro, o Conselho Federal de Medicina legalizou a importação do medicamento composto por Canabidiol para crianças e adolescentes que sofram de epilepsia e convulsões.

Neste último ano, o assunto foi muito discutido no Brasil. A legalização ou a descriminação do uso da maconha para uso medicinal e recreativo tem ocupado muitas mesas redondas e a pauta dos nossos políticos.


Veja mais informações sobre maconha medicinal AQUI.


*Fontes: Uol, Globo.com, Anvisa
Imagens retiradas da internet




Vida de Mãe | Uso obrigatório do Partograma

Assunto polêmico entre mães e gestantes.
Algumas defendem a cesariana.
Outras apoiam o parto normal.
Umas dizem que tem direito de optar.
E tem as que dizem que a mulher precisa parir para ser uma mãe completa.

Discussões a parte, essa semana o Ministério da Saúde e a ANS publicaram uma nova resolução que tem o objetivo de incentivar o parto normal no Brasil, e reduzir ao extremo o número de cesáreas.

As novas medidas atingem principalmente o parto no setor privado.
O preenchimento de um partograma passa a ser obrigatório
Hoje, 56% dos partos realizados no Brasil são cesáreas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que 15% é o recomendado.

Mas e se eu quiser optar por uma cesárea? O plano não vai cobrir?
A resposta é NÃO!

Entenda: O partograma é parecido com a famosa carteirinha da gestante. Porém, quando na carteirinha são registradas todas as etapas da gestação, no partograma, o médico precisa anotar todas as etapas do trabalho de parto.

Para receber pelo parto cesárea através do convênio, os registros do partograma devem comprovar a necessidade da cirurgia. Na prática, toda gestante será obrigada a esperar o início do trabalho de parto para então o médico ver se é necessária uma cesárea.

"É necessário mudar a cultura do parto. Temos que tratar a epidemia de cesarianas que vivemos como um problema de saúde pública. É um problema que se agrava ano a ano", diz o ministro da saúde Arthur Chioro.

Para algumas mulheres essa medida foi uma vitória. Assim como o ministro, acreditam que as taxas devem baixar, doa a quem doer. A mulher PRECISA ter um parto normal!

 "Parto não é evento que se marque. 
Normal é o parto normal", afirmou o ministro.
Os planos de saúde apoiaram a decisão.

Porém para outras, essa medida fere a liberdade de escolha da mulher. E não são somente algumas feministas não! O Conselho Federal de Medicina (CFM), também acredita que a medida deve ser revista.

Segundo Mauro Ribeiro, vice-presidente do CFM, há mulheres que, por motivos pessoais, escolhem ter o filho por cesariana, e dar o direito de o plano de saúde não pagar pela cirurgia agendada é violar a autonomia da mulher. “Como negar à mulher o direito dela de escolher como quer ter o filho?”, indagou.

Em uma entrevista ao UOL, o vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro, afirma que por motivos pessoais, muitas mulheres optam por ter o filho através de uma cesariana, e, dar ao plano de saúde, o direito de não pagar pela cirurgia, é violar a autonomia da mulher. “Como negar à mulher o direito dela de escolher como quer ter o filho?”

O vice reconhece que a taxa de cesarianas no Brasil deve baixar, porém afirma que enquanto não houver instalações, acompanhamento e treinamento adequado para o trabalho de parto natural e humanizado, não há coerência em proibir a cirurgia.

"Reconhecemos que há médicos que optam por fazer o parto cirúrgico por comodismo, pois, enquanto este é agendado e rápido, o normal pode acontecer a qualquer momento, e, muitas vezes, leva mais de dez horas para a conclusão." Na avaliação de Ribeiro, o governo está responsabilizando injustamente os médicos pelo alto índice de partos cirúrgicos, e deixando de lado pontos importantes como a falta de uma estrutura que estimule o parto natural.

Entre tantas discussões e muito trabalho a ser feito, outros direitos serão assegurados com a nova medida.

A gestante passa a ter acesso, em até 15 dias após solicitação, aos porcentuais de parto normal e cesáreo do médico e do hospital maternidade que desejar pesquisar. Essa informação tem como objetivo ajudar a paciente a escolher quem irá acompanha-la na gestação e onde ela terá o seu filho.
Caso os dados não sejam divulgados, a multa será de R$ 25 mil.

A medida foi publicada dia 07 de janeiro e tem 180 dias para as operadoras cumprirem as exigências.

MINHA OPINIÃO

Sou da simples opinião de que somos donas do nosso corpo. Optar o tipo de parto que se receber um filho é o mínimo de direito adquirido.
Tive minha filha por cesárea, mas recomendo o parto normal porque NO MEU caso, não foi legal pra mim, nem pra minha filha.
Porém, muitas mulheres preferem se sujeitar a uma cirurgia. E dai? O que isso vai afetar na SUA vida?

Desde que ganhei a Bia já ouvi tantos absurdos. me acusaram até de não querer intimidade com a minha filha por não permitir que ela passasse no meu canal vaginal. Disseram que eu não tive um parto e sim a retirada do bebê. Dizem que não posso me sentir uma mãe completa porque não senti as dores do parto.

Sim! já escutei tudo isso!! Dentre as pérolas está: "Além de cesariana você não amamentou? Nossa, pra que você teve um filho então?" - Isso me disseram sem saber que havia ficado 15 dias na UTI após ganhar a Bia numa cesárea de urgência..

Concordo, por experiência própria, que o parto normal é de fato melhor para a recuperação da mãe e para o bebê pois é a forma "natural' que sempre ouvimos falar... Mas discordo veementemente da imposição do parto normal em um país onde não existe estrutura parto o humanizado. Em tempos onde a Manobra de Kristeller ainda é utilizada, antes de dificultar o acesso a cesária, deveriam reeducar muitos médicos por aí.

Ainda são pouquíssimas as mulheres que conseguem o aconchego de receber seus filhos em uma piscina mornal, em uma sala com luz baixa ou ao som da música escolhida. Se eu tiver outro filho, quero tentar essa experiência.

Mas quem não quiser não pode ser obrigada!! Isso precisa ser uma decisão individual, particular e intransferível. Tentar reduzir as taxas a qualquer custo, sem criar antes espaços e profissionais realmente qualificados e preparados, é no mínimo inconsequente.
#ProntoFalei

E você? O que você acha dessa nova medida? Mande sua opinião.

Imagens retiradas do Google




Atividades | Brincando em Casa

Enfim chegamos na metade das férias! Criançada em casa e haja criatividade.

No post 'Férias aí vamos nós' eu listei algumas atividades legais para fazer no período das férias. Então, separei algumas coisas que fizemos em casa nesse período.

Hoje completamos 1 mês de férias. Muita coisa eu não consegui fotografar, mas consegui registrar algumas de nossas brincadeiras.
Não tenho como dizer qual a brincadeira predileta da Bia porque ela ama todas. Se diverte muito com coisas simples e muito legais.


BARRACA
Aqui usei a mesa da sala como estrutura para uma barraca. Ela colocou travesseiros no chão para deitar e ver um filme, e depois um banquinho que serviu de mesa para um lanche.

 


PINTURA NO ROSTO
Nesse dia ela pediu para eu pintar o rosto dela para que ela fizesse uma apresentação. Pediu para eu arrumar o cabelo de lado e começou o show! rsrsrs





MASSINHA DE MODELAR
Massinha é um brinquedo muito legal, além de pedagógico. Ele estimula a imaginação e a coordenação motora fina dos pequenos.
Existem massinhas de amido de milho que são não tóxicas ou você pode fazer a sua massinha em casa.




Massinha pintada com tinta plastica glitter
TINTAS
A hora da pintura aqui em casa é diversão garantida. Separamos umas roupinhas mais velhinhas para que ela fique mais a vontade sem avental na hora da bagunça.
Peguei uma forminha de gelo que serviu de paleta de cores. Isso economiza tinta porque você pode colocar só um pouquinho em cada espaço.






CASINHA
A brincadeira de casinha aqui não se mantém somente em fazer comidinha de mentira ou brincar de bonecas. Todos entram na história imaginária da Bia.
Neste dia estávamos brincando com uma casinha de madeira (que era da prima Débora) e com umas mini bonequinhas.




Se você também tem um filho arteiro como a minha pequena princesa, mande suas ideias pra cá!