Mostrando postagens com marcador Desfralde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Desfralde. Mostrar todas as postagens

Comportamento | Acessórios para desfraldar

Aqui vai mais um post da coletânea sobre o desfralde da Bia. Sim... porque pelo viso serão vários e vários capítulos rsrsrsrsrs

Minha filha começou a pedir para sentar no vaso quando via eu usar o banheiro. Quando coloquei ela no vaso, segurei ela mas, ela ficou com medo do tamanho do buraco.
No dia seguinte ela pediu de novo e eu coloquei ela lá no trono, e a reação dela foi melhor, não pediu pra sair. rsrsrsrs

Então corri para a loja de bebês mais próxima e fiz minhas compras...
Chegando na loja tinha uma eternidades de opções de troninhos e assentos redutores.
Troninhos que tocam música quando o xixi sai e outros todos coloridos com personagens famosos.
Os assentos redutores acolchoados, dobráveis, rígidos, coloridos, neutros... Enfim, tinha de tudo!

Achei que como a Bia já havia sentado no sanitário algumas vezes, eu deveria comprar o assento redutor, invés de investir em um troninho (até porque não teria lugar no banheiro para um troninho rsrsrsrsrsrs)

Peguei três opções que eu achava confortáveis e bonitinhas e pedi para a Bia escolher. Com sorte ela escolheu o mais em conta $$ rsrsrsrss pagamos 26 reais (AloBebê).
Também dei duas opções pra ela escolher de banquinhos para ela ter acesso ao vaso sanitário sozinha. O banco que ela escolheu custou 15 reais e é muito resistente (Tramontina).

Então parti em busca das tais calcinhas de treinamento. São calcinhas com um forro mais grosso, que ajudam a segurar aquela poça de xixi no chão na hora dos inevitáveis acidentes.
Tem de tudo que é tipo. Orgânica  com ou sem botão, com estampa, sem estampa, com forro de algodão... Mas não são tão baratas assim...

Procurei em vários sites, achei uma que custava R$50 a unidade e outra R$25 cada!!! Achei um absurdo! Foi quando coloquei um anúncio de procura no meu perfil do facebook e uma fornecedora me enviou os modelos que ela tinha! Custavam R$6 cada mas paguei R$5 reais cada calcinha pois comprei um kit de 5 e consegui um desconto. (Quem quiser pode me pedir o contato que eu repasso!)

Posso dizer que as calcinhas são muito legais, realmente diminuem a sujeira que os acidentes causam, mas hoje eu sei que viveria tranquilamente sem elas.


Invista em livros educativos e ilustrados para a "hora da concentração".
Sim!! Seu filho também vai querer fazer uma leitura enquanto relaxa no trono. rsrsrsrs
Existem alguns livros com o tema do desfralde indicado para crianças a partir de 2 anos.



Bom, tenho que contar a vocês que após estas compras a Bia usou o banheiro por exatos 20 dias, e depois disso começou a fazer tudo na calcinha de novo e voltamos as fraldas. Somente 45 dias depois ela voltou a pedir para usar o banheiro e já estamos a 4 semanas sem fraldas durante o dia. Ainda tem alguns acidentes na média de um a cada 3 dias. Durante a noite ela continua usando a fralda pois ainda acorda com xixi.

Para os meninos existem uns adesivos em formato de alvo para que estimule a "mira" do xixi. O Site MUNDO OVO já fez uma matéria sobre estes adesivos educativos. Vale a pena conferir.

Você também pode criar uma tabela de recompensas, colando adesivos de estrelinhas por exemplo, a cada vez que seu filho pedir para ir ao banheiro, 2 estrelinhas quando ele fizer xixi ou cocô e 3 estrelinhas quando fizer os dois. Você escolhe!


O importante é deixar seu filho a vontade e proporcionar para ele facilidades para que ele goste de usar o banheiro.

Boas compras!!



Comportamento | O 1º xixi na cama a gente nunca esquece...

Há três dias, fiz um posto sobre o desfraldamento e contei que estava testando tirar as fraldas da Bia durante as sonecas e que ainda não tinha acontecido nenhum acidente.

Pois é... Existe a 1ª vez para tudo!! Hoje a tarde ela acordou chorando e reclamando "mamãe molhô molhô" e quando fomos ver, ela estava em meio a uma poça de xixi na cama. BOCA SANTA!! hahahaha

O que fazer pra limpar?? Acabamos de ganhar a cama da Bia, é uma cama box e moro num apartamento, não tenho como colocar nos sol...
O jeito é improvisar!!
O grande problema do xixi na cama, são os odores, manchas e bactérias que se entranham no colchão.

A maioria dos links do google dizem que é importante deixar secar ao sol, porque ajuda a diminuir os microrganismos que invadem a cama do eu filho. Dizem também para usarmos produtos industrializados especiais para colchão. Ao mesmo tempo, a maioria dos fabricantes não aconselham, pois a maioria destes produtos agride o colchão.

Minha primeira providência foi colocar um pano sobre o xixi para absorver a maior parte de umidade possível. Enquanto o pano enxugava o colchão, peguei a roupa molhada junto com os lençóis  enxaguei no tanque e coloquei num balde com água pra lavar junto com o resto da roupa suja da Bia.

Logo que eu percebi que o colchão já estava mais seco fui atrás de limpar. Como eu não tinha nenhum daqueles produtos mágicos, procurei na internet uma forma caseira de resolver essa questão.

Peguei um borrifador que estava sem utilidade e fiz uma mistura de água, álcool e vinagre. O Vinagre é usado para combater as bactérias desde o tempo da minha avó.

Achei que o cheiro do vinagre estava muito forte, fiz outra mistura só com água e álcool.

Para secar o colchão usei o secador no modo frio.

CUIDADO!!!!
Não use o secador no modo quente sobre o colchão NUNCA!!!! Pode causar um mega incêndio!

Se você não tiver secador, e morar num apartamento, como eu, use um ventilador direcionado para o colchão. Funciona igual!

Enfim, acidentes acontecem, e sei que esse não vai ser o último...

Funcionou, o cheiro foi embora!
Se eu descobrir novas técnicas, venho contar pra vocês!
bjsss




Desfralde | Bebê sem fraldas NOW!!!


Cedo ou tarde todas nós, mães, vamos ter que aprender a ensinar nossos pequenos a usarem o banheiro.
Faz parte do amadurecimento da mãe e faz parte do aprendizado do filho.
O crescimento é inevitável! Seu bebê esta deixando as fraldas!

Esse é um momento de transição que deve ser tratado com todo o amor e atenção do mundo. Normalmente ocorre por volta dos 2 anos de idade. Pode ser antes e pode ser depois. Algumas só estão prontas depois dos 3 anos. Cada criança tem o seu tempo!

Para algumas crianças, o processo e desfraldamento pode ser rápido, e em alguns dias já não vão mais existir acidentes.E para outras, pode demorar um pouco mais, até alguns meses.
Você deve estar pensando: "Não aguento mais trocar fraldas o tempo todo, sem falar que estão com o preço pela hora da morte!"

Calma! Você precisa saber se a criança esta pronta para passar por isso. Existem alguns sinais que você pode observar...
Ela demonstra ficar incomodada com a fralda suja?
Ela já tem palavras para "xixi e coco"?
Consegue atender ordens simples como, "feche a porta"?

No site da BabyCenter Brasil você pode responder um questionário com mais alguns sinais que seu filho esta mostrando.

Para ajudar os pequenos, existem 'equipamentos' adequados, que facilitam o acesso deles ao banheiro.
Você pode optar por penicos, troninhos, ou adaptadores de vaso sanitário.

Para a Bia, comprei um adaptador e um banquinho para subir e descer do vaso. Dei 3 opções e deixei ela escolher qual ela queria. Ela adora!
Bia

Deixe ali, a disposição, para que seu filho possa sentir confiança nos novos objetos. Deixe ele sentar com fralda, deixe colocar a boneca pra fazer xixi. Ele precisa se familiarizar.

Mostre pra ele como funciona e o que ele deve fazer. Quando ele fizer coco na fralda, leve até o vaso sanitário e mostre a ele pra onde vai. Dê tchau e ofereça que ele aperte a descarga.

Deixe ele sem fralda por alguns momentos do dia. Explique que ele precisa pedir quando sentir vontade.
Não brigue se ele fizer xixi  nas calças, molhando todo o chão.
No momento dele, ELE vai decidir usar o banheiro. Não torne isso um momento traumatizante. Se você achar que ele ainda não esta pronto, não tem problema nenhum em adiar os planos pra daqui  a alguns meses.

Compre calcinhas e cuecas divertidas, deixe que ele escolha algumas. Dê parabéns ao seu filho quando ele pedir para usar o banheiro e conseguir.

Tenha paciência! Muitas idas e vindas do banheiro serão necessárias nos primeiros tempos. As vezes ele pode não fazer nada. Mesmo assim, siga a rotina. Mostre que ele precisa levantar as calças e lavar as mãos.

A minha filha ainda usa a fralda para dormir. Mas na soneca da tarde já estou arriscando eixar ela sem fralda para acostumar.

E mesmo depois de eu conseguir tirar a fralda noturna dela, tenho certeza que alguns acidentes noturnos podem acontecer... Faz parte rsrsrsrsrs

No site da BabyCenter também tem dicas de como desfraldar meninas e meninos.

No fim, você mesmo vai encontrar a forma ideal pra você e seu filho vencerem mais essa etapa!

Bjs e Boa Sorte!