Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

Filhos | Quando eles deixam de ser bebês

É verdade que para o coração de uma mãe, seu filho dificilmente vai deixar de ser um bebê.

Aquele sentimento de acolher, cuidar, dar colo... Acho que isso nunca vai passar...

Quando a gente se descobre grávida, um novo mundo se abre!
Diversas palavras diferentes, pensamentos diferentes e sentimentos nunca antes imaginados!

Tudo tão rápido... De repente eles nascem e transformam tudo de novo. Cada dia um desafio. Cada ciclo um novo aprendizado. Ele aprendendo a ser filho e você aprendendo a ser mãe.
Vocês dois nessa expectativa diária de como vai ser a lição de hoje...

E quando você menos espera... PUFF ele deixou de ser um bebê!!
Já tem objetivos e argumentos. Já entende o redor. Já se entende como ser em um espaço livre.

Talvez por eu ser mãe de filha única, não tenha tido a noção para comparar o crescimento dela com a de um bebê.
O fato é: ELA CRESCEU
Bia caminhando pela primeira vez (1a1m)

Um dia desses fui buscar algumas informações na net em um site que eu usei desde a gestação.
Quando procurei por informações para crianças de 4 anos, vi que o site só disponibiliza artigos para crianças até 3 anos.

Confesso que foi um dos primeiros choques de consciência.
Na verdade eu já vinha observando muitas atitudes dela que mostravam maturidade.
As brincadeiras mudaram, a forma de se expressar muda...

Esses dias a Bia me disse: "Mamãe, vou pedir para o papai chamar uma faxineira pra te ajudar. Você está muito cansada."
Pensei: "Meu deus, se a minha filha está me achando cansada, imagina o meu estado!"

Perguntei pra ela porque ela achava que eu precisava de uma faxineira. Ela respondeu que é pra sobrar mais tempo para eu brincar com ela.
Gente, juro que meu coração quebrou.

Bia treinando no banheiro (2a2m)
Olhei em volta, vi a casa em uma bagunça e minha filha brincando sozinha. Eu havia passado o dia arrumando tudo e cumprindo tarefas. E ela havia passado o dia me esperando.

Eu tive o privilégio de ficar em casa com a Bia até ela completar 3 anos. Só então ela foi para a escolinha. E ela foi porque ela pediu.

Confesso que quando ela foi para a escola eu já havia percebido que não tinha mais um bebezinho em casa. Ela já não usava fraldas e amou ficar por lá. Brigava pra ir embora.
Mas agora é fato! Ela cresceu. Ela é uma 'criança grande', como ela mesmo diz.

Ela questiona o porque das regras. Quer entender como tudo funciona e elabora teorias que até parecem fazer sentido! Na verdade fazem todo o sentido na cabecinha dela.

Acho que nessa fase a maioria das informações vem em forma de mágica.
Neste instante ela está aqui ao meu lado dizendo o nome das letras que estou digitando.
Ela está encantada em como as palavras são legais. Algumas engraçadas, outras estranhas...
Daqui um pouco ela estará lendo meus posts e dando 'pitaco' rsrsrsrsrs

Eu me dei conta que aquela velha frase "Como crescem rápido" é a mais pura realidade.
E eu não quero deixar isso passar voando. Assim como uma folha passa voando em nossa frente.

Quero curtir cada momento. Quero ter lembranças deliciosas desta época. Quero que ela lembre da sua infância com gosto de infância.
Bia no 1º dia de aula (3a1m)

Deus é tão bom, mas tãão bom que me deu esse presente! Ser mãe da Bia.
Ver a minha filha crescer não tem preço!
Não há nada que substitua esse prazer e esse privilégio que é ser mãe da Bia.

Uma amiga me disse mais ou menos assim: 'Deixei de lado algumas coisas... mas quem sabe um dia eu consiga fazer isso de novo...mas a infância da minha filha eu não vou ter nunca mais"

Fica aqui meu pedido: Deixem mais coisas de lado para ficarem com seus filhos!

É verdade que nessa fase é importantíssimo estabelecer regras e apresentar os limites.
Mas por outro lado também é muito importante deixar que eles vivam esse mundo lúdico e colorido que é a infância.

Um pouco antes da Bia nascer minha sogra uma vez me disse: 'Não falem tantos nãos. Somente os necessários. Eu disse muitos nãos que poderiam ter sido sins. Digam menos nãos."

Então vou refazer meu pedido:
Deixem mais coisas de lado para ficarem com seus filhos e digam menos nãos!

É importante também torna-los conscientes dos seus atos e das consequências dos seus atos.
Afinal, eles estão crescendo e jajá vão ocupar um lugar lá fora.

Minha filha está com 4 anos. Daqui um ano e meio já estará na 1ª serie do ensino fundamental.
Ensino Fundamental?!? Siiim! Já!!! (Olhaí meu bebê indo embora...)

Acho que ela deixou de ser bebê já há algum tempo. É uma linda criança.
Uma menina que está crescendo lindamente e espero colaborar para que cresça cheia de sonhos e objetivos concretizados.

O que os especialistas dizem?

Eu não acredito muito nessas tabelas de características atribuídas a cada fase da criança.
Mas algumas informações que encontrei batem com o que estamos vivendo por aqui.

Selecionei 10 itens que encontrei nessas tabelas que falam do desenvolvimento aos 4 anos.
Algumas que podem 'bater' com o desenvolvimento do seu filho também.

1. Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda;

2. Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";

3. Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas;

4. Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;

5. Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;

6. Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros e dos seus;

7. Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;

8. É capaz de se vestir e despir sozinha;

9. Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã";

10. Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros;

Independente de qualquer tabela ou de qualquer especialista, o importante é estar presente na vida dos nossos filhos.

Que delicioso é ver cada conquista: Mãe, já sei ler! Mãe, já sei desenhar você! Mãe, hoje aprendi a contar até 30!
Cada conquista uma vitória nossa!

Acho que o segredo é o amor! Sempre!!





*Referências MundoABC
**Fotos de arquivo pessoal e Pinterest




Saúde | Os médicos do Facebook

Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog.
Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.

Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook.
São as mais variadas dúvidas.

Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso.

São as mais diversas dúvidas..
Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.

Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico...
Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo...
Mas eu imploro: Vão ao médico!!
Facebook não é PS.

Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.

Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?

Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce.
Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.

Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!!
Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!

Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?

Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. 
Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.

Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites.
Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!!
Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!

Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post:
Facebook não é consultório médico. 
Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico.
E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!!


RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO.

Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles:
- Intoxicação
- Reação alérgica
- Dependência Química
- Morte Súbita por efeito colateral
- Ausência do efeito desejado
- Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso

Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos:
- Piora do quadro clínico
- Necessidade de medicação mais forte
- Risco de morte

Saúde é coisa séria!!






Segurança | Crianças Desaparecidas

Estatística: Todos os anos somem 200mil pessoas no Brasil, sendo que 40 mil são crianças.
E em 2015 os números mudam: 10% a mais de desaparecidos.

Em São Paulo desapareceram 33 mil pessoas.
Somente 28 mil foram encontradas.
Somem cerca de 80 pessoas por dia na capital paulista.

Parece assunto para roteiro de filme, documentário...
Algo muito distante da nossa realidade... Mas infelizmente, não é tão distante assim.

Situações assim acontecem diariamente na maioria das cidades do nosso país.

É, hoje o post não é ligth. Hoje venho falar do valor que nossos filhos tem e do cuidado redobrado que precisamos ter diariamente.

Sabe aquele dia estressante no supermercado onde seu filho ficou brincando no corredor do lado?
Ou aquela tarde no parquinho onde você estava colocando a conversa em dia enquanto seu filho brincava com as outras crianças? São nesses momentos que as piores coisas acontecem.

O fato é que todo cuidado é pouco quando se trata de crianças e adolescentes.
O desaparecimento de crianças e adolescentes possuem vários motivos
Tráfico Humano, Adoção Ilegal, Pedofilia, Prostituição, Magia Negra entre outros...

Agora está na moda a criança ser arrancada do braço das mães em plena rua. O carro pára, descem dois homem que machucam a mãe e roubam a criança.
Chocante!

É um absurdo isso ainda acontecer em tão larga escala no Brasil. Na década de 80 ja se falava em trafico, venda e sequestro de crianças e bebês recém nascidos.

Seja qual for o motivo, Ter seu filho arrancado da sua vida, sem explicação, com certeza é a pior coisa do mundo para uma mãe.
Crianças vendidas, adolescentes traficadas para a prostituição... Basta um segundo de descuido...

O Maior problema é que não há um sistema eficaz de alerta no Brasil, onde todos os órgãos e cidadãos sejam informados do desaparecimento nos primeiros momentos após a denuncia.

Nos Estados Unidos, o alerta AMBER utiliza televisão, radio, jornais e outros meios eletrônicos para emitir os alertas de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Aqui existem alguns aplicativos mas também não são integrados.


Alguns dias atrás rolou na internet imagens de uma criança sendo roubada em uma loja.
Por pouco a criança não some. O pai conseguiu alcança-las a tempo de evitar uma tragédia.

A mãe da menina, de apenas 3 anos, gravou as imagens das câmeras de segurança e divulgou a fim de buscar justiça e evitar novas tentativas de sequestro.
No mesmo dia, a mesma senhora que havia tentado roubar a menina foi flagrada tentando sequestrar uma cadeirante.

Veja os vídeos neste link

Nos estados Unidos, Joey Salads, fez um 'experimento', onde ele demonstra como é fácil seduzir uma criança. Basta ter algo atrativo nas mãos e simpatia para atrair as crianças.

Com autorização das mães, ele teve sucesso em 100% das tentativas falsas de sequestro.



Neste outro vídeo experimental, uma menininha de 10 anos diz estar perdida e pede ajuda para achar a sua mãe.
São várias as reações mostradas no vídeo. Mas o último homem que diz ajudar a menina tenta sequestra-la, mentindo que havia achado sua mãe.
A polícia foi chamada e o homem possuía um alerta por pedofilia.



Joey Salads, que tem um canal no youtube com experimentos sociais, fez outro vídeo alertando para a vulnerabilidade das crianças.

Após instalar câmeras escondidas dentro das casas, com autorização dos adultos, Joey entra com facilidade nas casas dizendo para as crianças que é um amigo das suas mães. Veja as reações.



Neste vídeo a arma é um sorvete. Veja como é fácil convencer as crianças a entrarem no caminhão.


E neste, o vilão é um pirulito...




Especialistas dizem que podemos tomar cuidado e evitar muitos casos.
Veja algumas dicas:

O maior segredo é o dialogo. Ensinar nossos filhos como se comportar na rua.

1. Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe.
Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola. Caso a criança não decore, coloque sempre as informações junto ao corpo da criança em um crachá interno ou plaquinha na mochila por dentro.

2. Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes

3. Oriente a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime nem receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos. Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.

4. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família.
Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas.
Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola.
Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.

5. Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.  Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.
Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles frequentam. Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Esclareça desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências. Muitos adolescentes somem após se envolver com drogas pesadas.

6. Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Deixe claro quais as pessoas autorizadas a buscar seu filho na escola.
Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.

7. Andando ou estacionado, mantenha as portas e travas de carros sempre fechados.

8.    Fique atento enquanto seu filho vai brincar na rua. Nunca permita que seja sem a supervisão de um adulto de confiança.

9.  Fique atento em como seus filhos utilizam computadores com acesso a internet.

10. Nas postagens não dê detalhes da sua localização, escola onde seu filho estuda ou condomínio onde mora. Cuidado com fotos de uniforme escolar. Não exponha sua família.

*Dicas do Movimento dos Direitos Humanos

Recomendações básicas para as crianças contra os sequestros 

- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária.

- Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes).

- Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola.

- Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado.

- Quando estiver voltando da escola, evite os ruas sem movimento.

- Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares.

- Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro.

- Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda.

- Se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia.

- Nunca aproxime-se de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se.

- Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo.

- Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.

- Caso precisar de ajuda, procure um policial.

Eu decidi escrever este post para tentar alertar as centenas de mães que acompanham o blog.
Nós precisamos estar de olho focado em nossos filhos. Conhece-los e confiar neles.
Fazer com que o dialogo entre vocês seja claro para que eles também confiem em nós.

Tenho uma amiga muito, muito querida que tem um filho desaparecido. Ele foi roubado e traficado.
Já fazem 2 anos que não temos notícias do João (foto acima).
Não sei o que eu faria no lugar dela.
Só sei que Deus tem a fortalecido e a conduzido para tomar as decisões necessárias e manter o caminho em busca do seu pequeno João Rafael

Cuide, Vigie, Ore e Oriente.
Nossos filhos não são preciosos só para nós pais.
Tem muita gente ruim de olho nos nossos pimpolhos.

FIQUE DE OLHO!



Educação | Como escolher a escola dos filhos

E os filhos vão crescendo... E precisam começar a frequentar a escola.
As vezes com 4 anos, as vezes com 6 meses... Vezes por escolha, vezes por necessidades.

O fato é que escolher a escola onde nossos filhos vão passar o dia não é uma tarefa fácil e nem pode ser encarada como banal.

Mas por onde começar? O que eu devo procurar na escola?

Na minha opinião, o fundamental é: Você precisa confiar na escola enas pessoas que lá trabalham.
Para avaliar se a escola é tudo aquilo que você espera para o seu filho, fique atenta a algumas dicas:

1. Antes de tudo, FAÇA UMA LISTA com tudo o que você precisa e deseja que a escola oferece. Nunca esqueça que você provavelmente não vai encontrar tudo na mesma escola, então leve em consideração itens como segurança, pedagogia, quantos alunos tem na sala e a limpeza da escola

2. Leve em consideração as características da sua família. Não adianta você colocar seu filho na escola militar, se a sua criação for com liberdade. Ele não irá se adaptar e causará sofrimento a todos a sua volta.


3. Segurança: A escola deve contar com serviço de monitoramento de quem entra e sai da escola. Além disso, as salas de aula e os espaços comuns devem estar preservados e com móveis em estados aceitáveis para que a criança não se machuque.
Veja se as escadas tem proteção antiderrapante, corrimão e se as janelas possuem redes de segurança.

4. Saúde: Além da alimentação que deve ser o mais natural possível, você deve verificar se as salas são bem arejadas, se a escola foi dedetizada ou ainda se os banheiros são bem higienizados e 'inteiros'. Verifique no contrato como é prestada a assistência médica em casos de acidentes na escola.

5. Leve a criança para conhecer a escola conhecer a escola. Se ela gostar, já é um ponto positivo a se evar em consideração.

6. Veja se o sistema pedagógico adotado é o que você espera. Pergunte como funciona a relação pais x escola. De que forma é feita a comunicação entre os dois.

7. A escola deve oferecer mais do que a educação dita nos livros escolares. A criança deve receber da escola (assim como da família) incentivos para que se crie valores para a sua vida. Saber dividir e conviver com as diferenças é importantíssimo. Além de incentivar o desenvolvimento motor, físico e cognitivo. Deve estar atenta as mudanças de comportamento do seu filho e relatar tudo o que acontecer fora da normalidade.




8. Se o seu filho é especial e a escola não aceita-lo, não force a barra. Apesar de ser obrigatório as escolas receberem alunos especiais, nem todas (a maioria) não esta preparada para recebe-lo. Professores e colegas devem ser incentivados a recebe-lo, além de receberem o treinamento adequado. Pode não ser saudável a ele estar num ambiente que não esteja preparado para recebe-lo.



9.localização da escola nem sempre deve ser o fator principal. As vezes uma escola mais afastada oferece um curso pedagógico mais adequado com o que você espera para o seu filho.

10. Pergunte todos os valores que a escola cobra, fora a mensalidade. Algumas cobram por passeios, apresentações, festas. Veja todos os itens antes de comprometer o seu orçamento.

Outras questões você só conseguirá avaliar com o decorrer das aulas.


DICAS PARA OS PAIS
  • Mantenha o canal de comunicação aberto. Converse com seu filho, pergunte o que ele fez nas escola, quais atividades. Parabenize ele pelas conquistas e o ajude nas dúvidas e problemas que possam vir a existir
  • Se você está com alguma dúvida, não exite em procurar a pedagoga responsável ou a coordenadora do curso do seu filho. As vezes essas conversas ajudam ambos a compreender melhor as situações. Escola e pais devem caminhar juntos.
  • Acompanhe o comportamento do seu filho. A forma com que ele age em casa pode dizer muito o que se passa na escola.
  • Ensine o seu filho a organizar o material escolar e o uniforme. Esse senso de responsabilidade desde pequeno vai ajuda-lo a valorizar os estudos para o resto da vida.
  • Faça as atividades com ele em casa. Participe. Você não imagina o quanto isso faz a diferença pra eles.





*imagens retiradas do Google


Saúde | Água - Como você economiza?

Ficar sem água na torneira ou no chuveiro.
Quem passou por isso em 2014?

Não é nenhuma novidade que a água está faltando em muitas partes do Brasil.
Este ano, São Paulo enfrentou a pior seca da história, onde a maioria dos bairros da capital foram afetados. As reservas estão baixíssimas e o calor só aumenta!

O assunto mexeu com a rotina de muita gente nas cidades atingidas. Diversas formas e dicas de economia surgiram como num passo de mágica. Mas na verdade esse assunto já deveria ser bem antigo...

O governo de São Paulo e alguns outros estados concedem desconto nas contas de água para quem economizar e manter as torneiras fechadas.
A partir de 2015, além do desconto, a prefeitura paulistana irá multar quem aumentar o consumo acima de 20%. Também será distribuído um kit economizador pela SABESP.
 Essa medida tem como objetivo conter o consumo excessivo de água.

Mas apesar de polêmicas, essas medidas não são suficientes para que criemos uma sociedade consciente da necessidade de ECONOMIZAR ÁGUA.

Na verdade, a seca vai muito além do uso excessivo da água. Ela possui diversos fatores que influenciam: Queimadas, poluição, falta de chuvas, desmatamento da amazônia...
Infelizmente, estas são ações que não dependem exclusivamente da nossa rotina dentro de casa.
Mas existem alternativas que você pode adotar para fazer a sua parte nessa luta a favor da natureza!

Além dos sistemas de reuso instalados no seu condomínio ou na sua casa, existem ações que podem fazer parte do seu dia-a-dia.

Existe uma lista que eu julgo como os mandamentos para economia de água.
Vou dividir com vocês:
  • No Banho: Se o seu chuveiro demora para esquentar, mantenha um balde embaixo da água para não desperdiça-la. Use a água para a descarga ou para limpar a casa.  - Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 
  • Escovar os dentes: Use um copo para colocar a água que você vai enxaguar a boca.
    Economize 3 litros de água. 
  • Descarga: Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.          - Troque a válvula para os modelos que possuem opções de quantidade de água.   - Uma dica é colocar uma garrafa de 2 litros dentro da caixa acoplada do seu vaso sanitário para reduzir o volume de água. - Verifique se não há vazamentos. 
  • Lavar louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. - Deixe a louça com água para facilitar a remoção de resíduos. - Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 
  • Plantas e Jardins: Use o regador. - No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. 
  • Lavando o carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água.  - Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. - Tem gente ensinando a lavar o carro com um copo de água... Eu nunca testei, mas acho que vale a pena tentar.
  • Calçada e quintal: faça o uso de baldes invés de mangueira. - Utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar. - Se você mora em casa, deixe um tonel na chuva para coletar a água. Não esqueça de fecha-lo para evitar a proliferação de mosquitos transmissores.

No site Manaus Ambiental tem umas dicas importantes de como descobrir vazamentos...

  • Instalação interna  -  Feche o registro do hidrômetro / Abra a torneira logo após o hidrômetro e espere toda a água escorrer / Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira / Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.
  • Dentro de Casa  -  Feche todas as torneiras e não use os sanitários / Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água / Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira / Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.
  • Válvula e Caixa de descarga  -  Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.
  • Entre o hidrômetro e a cisterna / Caixa D'água  -  Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.
  • NA CISTERNA  -  Deixe a boia levantada e não ligue a bomba / Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna / Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.
Nesse link você consegue imagens infantis para apresentar as medidas de economia para seus filhos.

Se você tem alguma dica, manda pra cá que vira post ;)






. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!


Educação | Inclusão na Escola

Inclusão de crianças especiais nas escolas. Cada vez mais ouvimos falar sobre isso.
Mas qual o verdadeiro significado da inclusão?

A inclusão de crianças especiais nas escolas é um direito adquirido no Brasil. Essas crianças podem frequentar a escola normal sem a necessidade de participar somente de espaços preparados especialmente para as que tem deficiência.

Mas será que as escolas estão preparadas ou estão somente aceitando essas crianças como uma atitude atual e moderna? Será que essa inclusão passa do fato de ter uma criança especial na sala junto a outras ditas normais?

Além das escolas, nossos filhos, e até nós mesmos, precisamos estar preparados para receber as
crianças especiais. Nenhum início é fácil. Mas a tentativa é recompensadora.

Para a maioria das famílias, a escola serve como oportunidade para primeiro contato com uma criança especial. A inclusão deve ocorrer desde a Educação Infantil pois auxilia o desenvolvimento do portador de necessidades especiais.

A escola no entanto, deve se preparar. Não é só uma questão de recursos técnicos, é um conjunto de ações que promove a inclusão da forma necessária.
O espaço que vai receber esta criança, precisa mais do que rampas e banheiros acessíveis. Precisa trabalhar em conjunto com a família dos colegas desta criança inclusa.

Os especialistas afirmam que ressaltar as qualidades e habilidades desta criança de acordo com sua deficiência é a forma mais rápida de acesso ao entendimento de outra criança.

Quebrar barreiras e preconceitos através de atividades em comum é fundamental.

Os professores e pedagogos precisam estudar métodos em específico para cada tipo de deficiência. Encontrar meios onde as crianças interajam, criando responsabilidades iguais para todos os alunos.

É difícil encontrar uma escola onde esta inclusão seja feita com o carinho e atenção necessária.

A certeza é que, através da inclusão, criaremos adultos mais solidários e conscientes das diferenças no mundo. Sejam especiais ou "normais", ambos ganham no conhecimento, no amadurecimento e no sentimento.

Minha filha tem um colega especial na escola. Eles tem 3 meses de diferença. Ele não se movimenta, apenas corresponde ao sentimento através dos olhos. Minha filha não vê muitas diferenças e disse que é amiga dele. (Eu realmente acho que são, porque já o convidou pra vir aqui em casa brincar e pergunta todos os dias quando ele vai vir.) E isso me enche de felicidade por ver na minha filha um coração aberto.

"Mamãe, o Pedrão está na escola. Ele quer ser o meu amigo especial!" E foi assim que a Bia chegou em casa contando as novidades sobre o novo coleguinha.

Arquivo pessoal
Bia e Pedro na festa de fim de ano da escola

Você sabe se a escola do seu filho é inclusiva? De que forma seu filho respondeu a esta iniciativa?
Seu filho é especial e está em uma escola normal? Conte sua experiência!
Manda pra cá que vira post!

. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!



Educação | A difícil tarefa de educar


Quem nunca se perguntou:  Estou fazendo certo? Quem já teve a resposta pra essa pergunta é porque tem certeza dos seus métodos ou acha que tem.

Tem horas em que eu acredito estar desempenhando o melhor dos trabalhos. Minutos depois tenho certeza que eu sou um fracasso.

Mas afinal, somos nós que educamos eles ou eles que nos ensinam?


Eu leio, estudo, pesquiso, pergunto, converso... Busco ajuda com minhas amigas, com minha mãe...
E nada parece ser o suficiente.  A Bia sempre me surpreende com uma novidade

Colocar de castigo, conversar, dar uma palmada no bumbum, gritar, ignorar, explicar, justificar, não justificar, impor, liberar... O que é o certo? Quando fazer ou não cada uma dessas coisas?

Hoje em dia, diversas teorias nos cercam quando se trata da relação mãe e filho.
Desde a gestação a gente escuta milhares de coisas: Faça parto normal, opte por cesária, menina não usa azul, menino não usa rosa, farinha láctea faz mal, mel faz mal pra bebê, ameixa preta faz bem.... E por ai vai.... Mas e pra você? Pro seu filho? Pra sua casa? O que mais é importante?




Eu tenho apenas 3 anos e 9 meses de experiência como mãe, mas tem algumas coisas que eu acho que já sei. Veja bem, eu disse ACHO.

Aprendi que a conversa funciona, mas não sempre.
Aprendi que o cantinho da disciplina funciona, mas não sempre.
Aprendi que menina usa azul mas adora rosa.
Aprendi que cesária é rápida mas eu faria parto normal se tivesse outra oportunidade.
Aprendo todos os dias que minha filha esta em constante construção de caráter e que se espelha em mim em todas as suas atitudes.
Aprendi que pai é fundamental, participa, ajuda e resolve, mas quem pega no dia a dia mesmo é a mãe.
Aprendi que as dicas da minha mãe funcionam e que as da minha sogra também.
Aprendi que minha filha é um serzinho tão especial que me ensina todos os dias como amar mais e mais e mais.
Aprendi a ter paciência e aprendi que as vezes a paciência falta e é preciso contar até 10
Aprendi que somos o porto seguro uma da outra
Aprendi que é necessário ser dura em algumas situações, mas aprendi também que a doçura é o principal elemento pra que ela me entenda.




Algo me diz que se tivermos a consciência de que em tudo é necessário aprender e rever, e que nem sempre temos razão, teremos tudo o que é preciso para estar aberta a aprender com nossos filhos e ensinar da melhor maneira possível.

Mas qual é a melhor maneira?
Criança é criança. Quer brincar. Quer conhecer. Quer explorar e descobrir tudo envolta.
Criança precisa de limite. Aliás, ela precisa saber que tudo tem limite e sua hora.
É preciso estabelecer regras, horários... Mostrar o que é certo e errado.
Seu filho não é de porcelana e vai se tornar um adulto. Com ternura e carinho você vai conseguir fazer ele entender.

Demonstrar gratidão e orgulho pelas ações dos nossos filhos os incentiva a continuar tentando, mesmo que erre sem querer. Se mostrar sempre ao lado, mesmo que sem interferir faz com que ela se sinta confiante para tentar novas jornadas como fazer um desenho diferente ou deixar as fraldas.




Cada criança tem o seu jeito e cada mãe o seu método. Cada criança tem a sua fase e cada mãe tem seu jeitinho de lidar, ou não.

Tem mães que optam pela educação libertaria, onde o não é proibido e a criança conhece os próprios e todos os limites sozinha. Tem as que preferem ter uma educação mais controlada. Outras usam cartões ilustrados tipo super nanny. També tem as que não pensam muito nisso e deixam rolar.m
Se você tem muitas dúvidas, ou não tem com quem desabafar e dividir experiências, as vezes é legal procurar uma ajuda profissional. Um pedagogo, uma terapia, um aconselhamento...
Outras vezes um desabafo com outras mães resolve. Dividir nossas frustrações, dúvidas e erros ajudam a nos fazer enxergar de outras perspectivas o que estamos fazendo e em que tipo de situação estamos inseridas.

O facebook possui diversos grupos de mães que estão dispostos a discutir situações da sua vida sem nem mesmo conhece-la. O lado bom disso é que você tem mais liberdade de se expor e dividir suas angustias e conhece muitas mães que já passaram pelo o que você está passando.Por outro lado, as criticas podem ser duras e devastadoras. (Mas isso é assunto pra outro post rsrsrsrs porque reeeende viu?)
Como eu disse no começo deste post, tem coisas que eu ACHO que já sei. E se tem uma coisa que eu tenho certeza absoluta que eu já sei é que com amor todas as soluções aparecem.
Se você quer o melhor para o seu filho, ame-o, incondicionalmente. Ame-o sem limites.
O amor, além de tudo o que pensamos quando pensamos nessa palavra, também é dizer não.
Você não precisa dizer não para tudo, mas precisa dizer não para que ele entenda os limites dele e os seus.

Que tipo de ser humano você quer que seu filho seja? Com que tipo de pessoas você quer que ele se relacione ou que tipo de experiencias você quer que ele viva?
Impossível de prever. Mas é possível plantar bons exemplos e muito amor.

O mundo hoje em dia anda tão feio. Porque tornar sua rotina um inferno cheia de gritos?
Pare, respire, reveja e siga em frente.
Seja qual for a forma que você apresenta o mundo para o seu filho, tenha certeza que está fazendo da melhor forma possível. Com amor.





*fotos retiradas do google


. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!


Comportamento | Desapego... Escolinha ou Babá?

Eu sempre fui temerosa em colocar a Ana Beatriz na escolinha. Mantive ela embaixo das minhas asas o máximo de tempo que foi possível. Mas chegou o momento que ela começou a soltar suas asas e partir para construir o seu mundo.



Ela via no play do condomínio as crianças voltando da escola, com seus uniformes e suas mochilas.
Começou a perguntar o que era e logo depois começou a pedir para ir para a escola também.

Foi aí que começou mais um capítulo, o desapego.


Eu sempre dizia: A Bia só vai para a escola quando aprender a falar e puder me contar tudo o que acontecer com ela. Meu medo com o descuido e o maltrato são imensos devido a tudo o que vemos sendo divulgado... (Tá certo que sou exagerada, mas tenho medo da minha reação se algo acontecesse com a minha filha)

Então fomos em busca de uma escola que pudesse atender as nossas expectativas e que pudesse receber a Bia da forma que gostaríamos.
Optamos por um colégio pequeno, com poucas crianças em cada turma e matriculamos ela em meio período.
DICA: Peça para ver as instalações e faça uma visita surpresa durante o período que seu filho vai estudar. Veja os banheiros, o que é servido na cantina, etc.

No primeiro dia de aula, a Bia acordou sozinha, já procurando o uniforme e doida pra ir para a escola.
Quando chegamos lá para a adaptação, ela saiu correndo para o colo da professora que nunca havia visto antes.. (Fiquei eu lá na adaptação tentando eu me adaptar rsrsrsrsrs).

No segundo dia a mesma coisa... Com o agravante que quando ela me viu, entendeu que iria pra casa e saiu correndo de volta para a sala de aula. ( a mãe possessiva aqui quase morreu do coração de novo rsrsrsrs)

Assim passou o semestre. Ela mega adaptada, eu me adaptando e mantendo contato diário com as professoras responsáveis pela Bia.
DICA: A agenda é uma arma poderosa para saber o que se passa com seu filho na escola. Tudo o que a Bia me conta eu questiono na agenda. É uma forma da escola saber que há comunicação livre entre você e o seu filho.

Na metade deste ano, as minhas funções foram se acumulando e a Bia foi ficando com menos atenção na parte da manhã. (Eu estava dormindo de 3 a 5 horas por dia, eu estava ficando exausta, mau humorada e doente.) Então decidimos que seria melhor contratar alguém que pudesse me ajudar com a Bia neste período e durante a tarde me ajudaria com as tarefas de casa.

Pedi indicação para uma babá aqui do condomínio e veio a primeira moça para me ajudar.
deixei tudo bem claro e objetivo com ela e fomos adiante. Depois de 2 meses, ela simplesmente pediu demissão pelo inbox facebook me informando que não viria mais porque havia conseguido outro emprego.
Fiquei louca, me sentindo abandonada por alguém que eu estava confiando e contando com ela.
Uma semana depois ela pediu pra voltar pois o emprego novo não estava bom pra ela. Disse que estava arrependida e que nunca deveria ter saído da minha casa... Não tive confiança em deixa-la voltar. E se ela me deixasse na mão novamente?

Então uma amiga estava desempregada e se ofereceu para cumprir esta função até o final do ano.
Fizemos isso, acertamos os horários, as funções e ela começou...
Dos 5 meses que ela ficaria, ela ficou 2 porque decidiu voltar a buscar um posicionamento profissional na área dela... Me avisou com antecedência mas fiquei na mão de novo..

A Bia, nos dois casos, se apegou e gostava muito das meninas que cuidaram dela. Mas eu senti que ela sofria muito cada vez q uma delas se afastava. Então decidimos confiar na escola e matricula-la em período integral. Fizemos essa opção pela escola ser um ambiente conhecido e confiável para todos nós, eu, meu marido e a Bia.

Ela ainda esta na adaptação do almoço na escola, mas tem evoluído bem.
Confesso que ainda estou na dúvida se fiz a melhor escolha, mas sinto a Bia mais segura. Agora meu marido leva ela na escola e voltei a busca-la. Ela gosta muito!
Mesmo quando tenho menos tarefas, eu a levo na escola para que ela não perca a rotina. Nesses casos eu levo ela mais tarde e busco mais cedo para eu poder ficar com ela mais tempo em casa.

As vezes me sinto culpada por ela estar na escola e eu trabalhando em casa, mas também me sinto culpada em estar trabalhando em casa e ela na frente da TV...

Enfim, acho que cada mãe deve fazer a opção que achar mais confortável para a família toda.
O importante é sempre ficarmos de olho bem atento as necessidades de nossos filhos. Como eles reagem? O que eles pedem? Como eles voltam da escola? Quais experiências dele com uma babá em casa e o que ele faz na escola...

Que todas nós, mães (loucas ou não), tenhamos o discernimento para entender e saber qual o melhor caminho e não ter medo de voltar atrás se for necessário.

<3