Mostrando postagens com marcador Ser mãe é.... Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ser mãe é.... Mostrar todas as postagens

Filhos | Quando eles deixam de ser bebês

É verdade que para o coração de uma mãe, seu filho dificilmente vai deixar de ser um bebê.

Aquele sentimento de acolher, cuidar, dar colo... Acho que isso nunca vai passar...

Quando a gente se descobre grávida, um novo mundo se abre!
Diversas palavras diferentes, pensamentos diferentes e sentimentos nunca antes imaginados!

Tudo tão rápido... De repente eles nascem e transformam tudo de novo. Cada dia um desafio. Cada ciclo um novo aprendizado. Ele aprendendo a ser filho e você aprendendo a ser mãe.
Vocês dois nessa expectativa diária de como vai ser a lição de hoje...

E quando você menos espera... PUFF ele deixou de ser um bebê!!
Já tem objetivos e argumentos. Já entende o redor. Já se entende como ser em um espaço livre.

Talvez por eu ser mãe de filha única, não tenha tido a noção para comparar o crescimento dela com a de um bebê.
O fato é: ELA CRESCEU
Bia caminhando pela primeira vez (1a1m)

Um dia desses fui buscar algumas informações na net em um site que eu usei desde a gestação.
Quando procurei por informações para crianças de 4 anos, vi que o site só disponibiliza artigos para crianças até 3 anos.

Confesso que foi um dos primeiros choques de consciência.
Na verdade eu já vinha observando muitas atitudes dela que mostravam maturidade.
As brincadeiras mudaram, a forma de se expressar muda...

Esses dias a Bia me disse: "Mamãe, vou pedir para o papai chamar uma faxineira pra te ajudar. Você está muito cansada."
Pensei: "Meu deus, se a minha filha está me achando cansada, imagina o meu estado!"

Perguntei pra ela porque ela achava que eu precisava de uma faxineira. Ela respondeu que é pra sobrar mais tempo para eu brincar com ela.
Gente, juro que meu coração quebrou.

Bia treinando no banheiro (2a2m)
Olhei em volta, vi a casa em uma bagunça e minha filha brincando sozinha. Eu havia passado o dia arrumando tudo e cumprindo tarefas. E ela havia passado o dia me esperando.

Eu tive o privilégio de ficar em casa com a Bia até ela completar 3 anos. Só então ela foi para a escolinha. E ela foi porque ela pediu.

Confesso que quando ela foi para a escola eu já havia percebido que não tinha mais um bebezinho em casa. Ela já não usava fraldas e amou ficar por lá. Brigava pra ir embora.
Mas agora é fato! Ela cresceu. Ela é uma 'criança grande', como ela mesmo diz.

Ela questiona o porque das regras. Quer entender como tudo funciona e elabora teorias que até parecem fazer sentido! Na verdade fazem todo o sentido na cabecinha dela.

Acho que nessa fase a maioria das informações vem em forma de mágica.
Neste instante ela está aqui ao meu lado dizendo o nome das letras que estou digitando.
Ela está encantada em como as palavras são legais. Algumas engraçadas, outras estranhas...
Daqui um pouco ela estará lendo meus posts e dando 'pitaco' rsrsrsrsrs

Eu me dei conta que aquela velha frase "Como crescem rápido" é a mais pura realidade.
E eu não quero deixar isso passar voando. Assim como uma folha passa voando em nossa frente.

Quero curtir cada momento. Quero ter lembranças deliciosas desta época. Quero que ela lembre da sua infância com gosto de infância.
Bia no 1º dia de aula (3a1m)

Deus é tão bom, mas tãão bom que me deu esse presente! Ser mãe da Bia.
Ver a minha filha crescer não tem preço!
Não há nada que substitua esse prazer e esse privilégio que é ser mãe da Bia.

Uma amiga me disse mais ou menos assim: 'Deixei de lado algumas coisas... mas quem sabe um dia eu consiga fazer isso de novo...mas a infância da minha filha eu não vou ter nunca mais"

Fica aqui meu pedido: Deixem mais coisas de lado para ficarem com seus filhos!

É verdade que nessa fase é importantíssimo estabelecer regras e apresentar os limites.
Mas por outro lado também é muito importante deixar que eles vivam esse mundo lúdico e colorido que é a infância.

Um pouco antes da Bia nascer minha sogra uma vez me disse: 'Não falem tantos nãos. Somente os necessários. Eu disse muitos nãos que poderiam ter sido sins. Digam menos nãos."

Então vou refazer meu pedido:
Deixem mais coisas de lado para ficarem com seus filhos e digam menos nãos!

É importante também torna-los conscientes dos seus atos e das consequências dos seus atos.
Afinal, eles estão crescendo e jajá vão ocupar um lugar lá fora.

Minha filha está com 4 anos. Daqui um ano e meio já estará na 1ª serie do ensino fundamental.
Ensino Fundamental?!? Siiim! Já!!! (Olhaí meu bebê indo embora...)

Acho que ela deixou de ser bebê já há algum tempo. É uma linda criança.
Uma menina que está crescendo lindamente e espero colaborar para que cresça cheia de sonhos e objetivos concretizados.

O que os especialistas dizem?

Eu não acredito muito nessas tabelas de características atribuídas a cada fase da criança.
Mas algumas informações que encontrei batem com o que estamos vivendo por aqui.

Selecionei 10 itens que encontrei nessas tabelas que falam do desenvolvimento aos 4 anos.
Algumas que podem 'bater' com o desenvolvimento do seu filho também.

1. Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda;

2. Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";

3. Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas;

4. Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;

5. Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;

6. Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros e dos seus;

7. Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;

8. É capaz de se vestir e despir sozinha;

9. Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã";

10. Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros;

Independente de qualquer tabela ou de qualquer especialista, o importante é estar presente na vida dos nossos filhos.

Que delicioso é ver cada conquista: Mãe, já sei ler! Mãe, já sei desenhar você! Mãe, hoje aprendi a contar até 30!
Cada conquista uma vitória nossa!

Acho que o segredo é o amor! Sempre!!





*Referências MundoABC
**Fotos de arquivo pessoal e Pinterest




Eu Apoio | Amamente

Nesta semana, o mundo inteiro fala em AMAMENTAÇÃO.

É a semana mundial do aleitamento materno.

Não é de hoje que esse assunto vem a tona.
Na verdade, acho que nunca deveria sair de pauta.

Ou melhor, deveria ser algo tão natural que não caberia destaques ou comemorações.

Mas já que cada vez mais é necessário falar sobre isso, vamos lá!

Pensando nisso, o Studio Lys, em parceria com o Blog Ideia Dela e a loja Viva la Lívia, preparou o projeto Amamente.

Comandada pela fotógrafa Taty Pannocchia, o Studio Lys faz um trabalho especial em matéria de fotografia!
E como não podia ser diferente, tem muitas Ideias em comum com o blog.

O Projeto Amamente quer incentivar as mulheres a amamentarem seus filhos sem constrangimento.

É quase inacreditável que uma mulher seja proibida de amamentar seu filho hoje em dia.
Infelizmente isso é realidade. Muitas mães são interrompidas ao amamentar em público.

Amamentar não é vergonha, não é nudez, não é vulgar!
Amamentar, além de ser um ato de amor, é um ato de cuidado.

A saúde da criança é beneficiada de diversas formas através do aleitamento materno.
A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e após os 6 meses acompanhada de outros alimentos.

No dia 29 de julho, aconteceu, em São Paulo, o Encontro Amamente onde o projeto fotografou algumas mães que amamentam.

O evento também contou com a participação da maquiadora Liliana Candido que deixou as mamães ainda mais belas.

A Viva La Lívia também esteve lá! Cada roupinha mais linda que a outra!





E agora, as tão esperadas fotos!

Que este projeto seja apenas uma sementinha!
E que estas fotos sejam espalhadas pelo mundo para que outras mães possam ser encorajadas.

A emoção de ter um filho nos braços, não tem preço!
As imagens falam por si.

THEA e JOÃO (6 meses)
 


WANESSA e RAFAELA (1 ano e 10 meses)
 


CRISTINA, FERNANDO (1 ano e 10 meses) e FELIPE(7 meses de gestação)
 


NATÁLIA e BIANCA (11 meses)
 


AUDREY e ALESSANDRO (1 ano e 11 meses)
 

TATY e ALICE (1 ano e 6 meses)
 


Mais fotos no facebook do Studio Lys



Férias | Agendinha SP

São Paulo em ritmo de férias e a criançada a mil por hora!!

Aqui já estamos na segunda semana de férias.
A primeira semana descansamos bastante!

Agora é hora de agitar. E pensando nisso separei algumas dicas de atrações para os pequenos, e para os não tãão pequenos assim... rsrsrsrs

São diversos os sites que divulgam as atrações da capital paulista.
Eu gosto mais dos eventos que trabalham o lúdico e a criatividade, mas tem para todos os gostos.

Confere ai:

PATINAÇÃO NO GELO


Onde? Mooca Plaza Shopping e Shopping Market Place

Quando?  Mooca até 15/07  e  até 15/07

Quem pode ir? Acima de 5 anos. Para os menores tem um trenó que passeia no gelo.

Quanto? Mooca Plaza: R$15,00 | Market Place: R$18,00





DISCOVERY KIDS EM AÇÃO!


Onde? Shopping Eldorado

Quando?  13 a 26 de julho, Domingo a sexta das 12h às 21h e sábado das 10h às 22h

Quem pode ir? 0 a 11 anos

Quanto? Gratuito










ARENA MINIONS


Onde? Shopping Market Place

Quando? de segunda a domingo, das 12 às 18 horas

Quem pode ir? de 04 a 12 anos

Quanto? Entrada Gratuita. Estacionamento R$13 nas duas primeiras horas





CINE CURTINHAS - Itaú Cultural

Onde? Itaú Cultural. Avenida Paulista 149

Quando? Ás 16h nos dias 18 e 19 de julho

Quem pode ir? de 3 a 7 anos

Quanto? Gratuito (senhas distribuídas a partir das 14h)



VOLTA AO MUNDO - Book Lovers Kids Graffiti


Onde? Shopping Vila Olímpia

Quando? de 4 a 19 de julho das 14h às 19h30

Quem pode ir? crianças de 02 a 09 anos

Quanto? Gratuito





FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA


Onde? Itaú Cultural. Avenida Paulista 149

Quando? 11 e 12 ; 18 e 19; 25 e 26 de julho

Quem pode ir? Todo mundo

Quanto? Gratuito






Onde? Atrium Shopping Santo André

Quando? de 25/06 a 26/07. Sábados e Domingos das 12:00 às 20:00; Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 14:00 às 20:00

Quem pode ir? Crianças de 4 até 12 anos

Quanto? Gratuito




Cia de Teatro Patoktak - Clube do Itaquerinha


Onde?  Shopping  Metrô Itaquera

Quando? de 08/03 a 25/10  Domingos das 16:00 às 17:00

Quem pode ir?  todo mundo 

Quanto? Gratuito





Oficina de Rimas para crianças

Onde? Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho

Quando? Qua 22/07 das 14:00 às 16:00

Quem pode ir?  de 4 a 8 anos

Quanto? Gratuito








Saúde | Os médicos do Facebook

Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog.
Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.

Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook.
São as mais variadas dúvidas.

Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso.

São as mais diversas dúvidas..
Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.

Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico...
Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo...
Mas eu imploro: Vão ao médico!!
Facebook não é PS.

Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.

Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?

Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce.
Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.

Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!!
Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!

Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?

Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. 
Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.

Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites.
Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!!
Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!

Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post:
Facebook não é consultório médico. 
Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico.
E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!!


RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO.

Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles:
- Intoxicação
- Reação alérgica
- Dependência Química
- Morte Súbita por efeito colateral
- Ausência do efeito desejado
- Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso

Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos:
- Piora do quadro clínico
- Necessidade de medicação mais forte
- Risco de morte

Saúde é coisa séria!!






Vida de Mãe | Quanto vale este Trabalho?

Você já imaginou trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana e não receber por isso?
Trabalho escravo?? Não...
Simplesmente Dona de casa.

Desde os primórdios até hoje em dia existem as Donas de Casa.
Acho que desde o tempo da pedra, onde nas cavernas as mulheres criavam seus 'filhotes', elas já eram donas de casa.

Ás vezes por falta de opção, outras vezes por vocação.
O fato é que ser Dona de Casa não é pra qualquer uma...

Tem quem diga que chama-las de Dona de casa é ofensa.
Tem quem se sinta honrada por se ver assim.
Nos Anos 40, os compositores Mário Lago e Ataulfo Alves descreveram como a mulher perfeita deveria ser... A famosa Amélia, que, na minha opinião, deixou de existir ha muito tempo...

Hoje, é comum você encontrar uma mulher que diga: "Larguei meu emprego e agora cuido da casa."
Essas mulheres, além de corajosas, tomam a decisão que muitas mulheres gostariam de assumir.
Outras preferem manter seus empregos e ás vezes essa é a única alternativa... E mesmo essas que trabalham fora são Donas de casa. Precisam cuidar do emprego e da casa.

Aqui decidimos por eu ficar em casa pelo cálculo do custo x benefício que gera pra nossa família.
Para eu trabalhar fora preciso de um mega salário que possa cobrir uma diarista, uma babá, período integral na escola, alguém para cozinhar, outra pessoa para organizar nossas roupas... E assim manter nosso ritmo de vida viável... Sem falar da boa pitada de amor que eu coloco em tudo...

Então, a melhor opção para a minha família é eu ficar em casa. E ainda sim consigo um espaço para trabalhar e ser uma mãe empreendedora.

Você já parou para calcular quanto vale o trabalho de uma dona de casa?
Vamos aos números... Claro que estou usando referencias médias do que eu vejo em São Paulo, mas você pode usar os números que são mais reais na sua região...

Diarista: R$ 120,00/ dia (R$3.600 por mês) - Que limpa a casa todo dia, lava louça, arruma as camas e recolhe os brinquedos
Cozinheira: R$ 2.600,00/mês - Prepara e serve 3 refeições (minimas) por dia, e deixa pronto (congelado) para o final de semana. Não estou nem contabilizando os lanchinhos...
Babá: R$ 2500,00/mês - Acorda a criança, serve café, prepara e leva para a escola. Busca na escola, serve o jantar, brinca e dá atenção a criança, dá banho e preparar para dormir
Passadeira: R$ 1.000,00/mês - Passa roupa uma vez por semana, 8 horas por dia (Conheço donas de casa que passam duas vezes!!!)
Período Integral na escola: R$ 1.600,00 - Fica das 7h ás 18:30. Incluído almoço.


Daí, você pega tudo isso, + o 13º, adicional noturno, feriados e finais de semana e benefícios como férias, convênio, etc... (Esse é um cálculo básico, sem contabilizar o carinho, atenção e cuidado que as Donas de casa tem com cada uma dessas ações...)

Nos Estados Unidos um homem calculou quanto ele deveria pagar para a sua esposa se o trabalho fosse remunerado. Ele chegou a conclusão de que não tem como 'bancar' a sua esposa.

Você já ouviu a frase "Ser Dona de Casa não é emprego." E realmente não é.
Em um emprego você cumpre seu horário de trabalho (seja ele qual for) e uma hora para suas atividades. Vai para casa ou desliga o computador e encerra o dia.
Dona de casa não. Elas não tem horário definido nem adicional noturno...

Em um emprego você é recompensada e reconhecida. Recebe um salário no fim do mês.
Ser Dona de casa é trabalhar sem esperar nada em troca. A recompensa  é o amor que se recebe e a felicidade de quem amamos.
Parece hipócrita ou chavão, mas é assim que é!

E além de todas essas atividades, as Donas de casa ainda tem que saber muito de economia doméstica. Sim! Até para comprar um liquidificador novo precisa se programar.

Elas fazem planilhas de rotina, controlam os gastos, contratam fornecedores, e ainda mantem a casa habitável, com roupas para vestir. Limpas! Isso não é genial?

E os feriados? Hoje, é dia 01 de Maio, dia do trabalho.
A família toda de folga, crianças sem escola, marido em casa...
E a Dona de casa? Trabalhando... E as vezes em dobro...

Muitas tem a sorte de ter maridos parceiros (como eu), que entendem que as horas de folga precisam ser divididas. Trabalhar fora de casa, aguentar bronca do patrão, trabalhos de última hora e trânsito intenso também não é trabalho leve. É estressante ao extremo da mesma forma!
Ambos merecem descansar e momentos sem fazer nada.

Outras não tem essa sorte e precisam manter a rotina a mil. Ás vezes por não ter um companheiro parceiro, ás vezes por que são mães solteiras e não tem com quem contar, e ás vezes porque é assim que é.

Mas também é fato que ver uma camiseta fora do lugar ou o chão repleto de brinquedos e a pia cheia de louça em 5 minutos faz a Dona de Casa respirar fundo!
Elas passam "o dia todo" arrumando e limpando. Quando os filhos chegam da escola bagunçam em meia hora o que ela levou horas arrumando, e quando o marido volta pra casa, parece que ela não fez nada o dia todo rsrsrsrsrsrs

E assim mesmo, com todo o amor e paciência do mundo elas tornam a colocar tudo em seu devido lugar deixando nossas casas verdadeiros lares, gostosos e aconchegantes

Entre opiniões, posturas, costumes, rotinas... cada uma tem a sua forma de cuidar das casas as quais são Donas. Sim, verdadeiras Donas de Casa.

Você tem uma dona de casa aí?
Donas de casa casadas, solteiras, com ou sem filhos, com marido parceiro ou não.
Todas, sem exceção. Recebam todo meu carinho e respeito. Não é para qualquer uma!

Não se desvalorize. Não menospreze o seu trabalho. Sem você a vida das pessoas a sua volta seria uma verdadeira bagunça!!
Eu mesma ainda encontro algumas coisas que me tiram a paciência, mas sempre pratico a sementinha do amor. Em tudo colocar amor. De verdade. E paciência.

YYYY

DICAS para as Donas de Casa.
Aquela ideia de mulher perfeita que está sempre lindíssima e com a casa perfumada cai por terra na primeira semana após decidir ser uma Dona de Casa.
Mas isso não significa que você precisa ser uma baranga...

*Mantenha suas maquiagens, cremes, esmaltes e produtos de cabelo e beleza em dia. 
Não se deixe de lado para cuidar
do resto da família. 

Você, precisa estar bem! 
Vá a uma manicure uma vez por semana... Ou faça uma massagem uma vez por mês... 
Se cuide!

* Se o orçamento permitir, chame uma diarista uma vez por semana ou a cada 15 dias para fazer a limpeza pesada. Vidros, paredes, luminárias... Tudo o que possa ajudar sua rotina a ser mais ágil.

* Organize sua casa de forma prática e rápida para colocar em ordem. 
Veja aqui e aqui algumas dicas.