Não é de hoje que esse assunto vem a tona. Na verdade, acho que nunca deveria sair de pauta.
Ou melhor, deveria ser algo tão natural que não caberia destaques ou comemorações.
Mas já que cada vez mais é necessário falar sobre isso, vamos lá!
Pensando nisso, o Studio Lys, em parceria com o Blog Ideia Dela e a loja Viva la Lívia, preparou o projeto Amamente. Comandada pela fotógrafa Taty Pannocchia, o Studio Lys faz um trabalho especial em matéria de fotografia! E como não podia ser diferente, tem muitas Ideias em comum com o blog.
O Projeto Amamente quer incentivar as mulheres a amamentarem seus filhos sem constrangimento.
É quase inacreditável que uma mulher seja proibida de amamentar seu filho hoje em dia. Infelizmente isso é realidade. Muitas mães são interrompidas ao amamentar em público.
Amamentar não é vergonha, não é nudez, não é vulgar! Amamentar, além de ser um ato de amor, é um ato de cuidado.
A saúde da criança é beneficiada de diversas formas através do aleitamento materno. A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e após os 6 meses acompanhada de outros alimentos.
No dia 29 de julho, aconteceu, em São Paulo, o Encontro Amamente onde o projeto fotografou algumas mães que amamentam.
O evento também contou com a participação da maquiadora Liliana Candido que deixou as mamães ainda mais belas.
A Viva La Lívia também esteve lá! Cada roupinha mais linda que a outra!
E agora, as tão esperadas fotos! Que este projeto seja apenas uma sementinha! E que estas fotos sejam espalhadas pelo mundo para que outras mães possam ser encorajadas. A emoção de ter um filho nos braços, não tem preço! As imagens falam por si.
THEA e JOÃO (6 meses)
WANESSA e RAFAELA (1 ano e 10 meses)
CRISTINA, FERNANDO (1 ano e 10 meses) e FELIPE(7 meses de gestação)
Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog. Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.
Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook. São as mais variadas dúvidas.
Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso. São as mais diversas dúvidas.. Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.
Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico... Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo... Mas eu imploro: Vão ao médico!! Facebook não é PS.
Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.
Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?
Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce. Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.
Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!! Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!
Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?
Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.
Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites. Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!! Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!
Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post: Facebook não é consultório médico. Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico. E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!! RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO. Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles: - Intoxicação - Reação alérgica - Dependência Química - Morte Súbita por efeito colateral - Ausência do efeito desejado - Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso
Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos: - Piora do quadro clínico - Necessidade de medicação mais forte - Risco de morte
Estatística: Todos os anos somem 200mil pessoas no Brasil, sendo que 40 mil são crianças. E em 2015 os números mudam: 10% a mais de desaparecidos.
Em São Paulo desapareceram 33 mil pessoas. Somente 28 mil foram encontradas. Somem cerca de 80 pessoas por dia na capital paulista.
Parece assunto para roteiro de filme, documentário... Algo muito distante da nossa realidade... Mas infelizmente, não é tão distante assim.
Situações assim acontecem diariamente na maioria das cidades do nosso país.
É, hoje o post não é ligth. Hoje venho falar do valor que nossos filhos tem e do cuidado redobrado que precisamos ter diariamente.
Sabe aquele dia estressante no supermercado onde seu filho ficou brincando no corredor do lado? Ou aquela tarde no parquinho onde você estava colocando a conversa em dia enquanto seu filho brincava com as outras crianças? São nesses momentos que as piores coisas acontecem.
O fato é que todo cuidado é pouco quando se trata de crianças e adolescentes. O desaparecimento de crianças e adolescentes possuem vários motivos Tráfico Humano, Adoção Ilegal, Pedofilia, Prostituição, Magia Negra entre outros...
Agora está na moda a criança ser arrancada do braço das mães em plena rua. O carro pára, descem dois homem que machucam a mãe e roubam a criança. Chocante!
Seja qual for o motivo, Ter seu filho arrancado da sua vida, sem explicação, com certeza é a pior coisa do mundo para uma mãe. Crianças vendidas, adolescentes traficadas para a prostituição... Basta um segundo de descuido...
O Maior problema é que não há um sistema eficaz de alerta no Brasil, onde todos os órgãos e cidadãos sejam informados do desaparecimento nos primeiros momentos após a denuncia.
Nos Estados Unidos, o alerta AMBER utiliza televisão, radio, jornais e outros meios eletrônicos para emitir os alertas de desaparecimento de crianças e adolescentes.
Aqui existem alguns aplicativos mas também não são integrados.
Alguns dias atrás rolou na internet imagens de uma criança sendo roubada em uma loja. Por pouco a criança não some. O pai conseguiu alcança-las a tempo de evitar uma tragédia.
A mãe da menina, de apenas 3 anos, gravou as imagens das câmeras de segurança e divulgou a fim de buscar justiça e evitar novas tentativas de sequestro. No mesmo dia, a mesma senhora que havia tentado roubar a menina foi flagrada tentando sequestrar uma cadeirante.
Nos estados Unidos, Joey Salads, fez um 'experimento', onde ele demonstra como é fácil seduzir uma criança. Basta ter algo atrativo nas mãos e simpatia para atrair as crianças.
Com autorização das mães, ele teve sucesso em 100% das tentativas falsas de sequestro.
Neste outro vídeo experimental, uma menininha de 10 anos diz estar perdida e pede ajuda para achar a sua mãe. São várias as reações mostradas no vídeo. Mas o último homem que diz ajudar a menina tenta sequestra-la, mentindo que havia achado sua mãe.
A polícia foi chamada e o homem possuía um alerta por pedofilia.
Joey Salads, que tem um canal no youtube com experimentos sociais, fez outro vídeo alertando para a vulnerabilidade das crianças.
Após instalar câmeras escondidas dentro das casas, com autorização dos adultos, Joey entra com facilidade nas casas dizendo para as crianças que é um amigo das suas mães. Veja as reações.
Neste vídeo a arma é um sorvete. Veja como é fácil convencer as crianças a entrarem no caminhão.
E neste, o vilão é um pirulito...
Especialistas dizem que podemos tomar cuidado e evitar muitos casos. Veja algumas dicas: O maior segredo é o dialogo. Ensinar nossos filhos como se comportar na rua.
1. Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe. Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola. Caso a criança não decore, coloque sempre as informações junto ao corpo da criança em um crachá interno ou plaquinha na mochila por dentro.
2. Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes
3. Oriente a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime nem receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos. Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.
4. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família. Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas. Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola. Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.
5. Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho. Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários. Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles frequentam. Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Esclareça desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências. Muitos adolescentes somem após se envolver com drogas pesadas.
6. Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Deixe claro quais as pessoas autorizadas a buscar seu filho na escola. Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.
7. Andando ou estacionado, mantenha as portas e travas de carros sempre fechados.
8. Fique atento enquanto seu filho vai brincar na rua. Nunca permita que seja sem a supervisão de um adulto de confiança.
9. Fique atento em como seus filhos utilizam computadores com acesso a internet.
10. Nas postagens não dê detalhes da sua localização, escola onde seu filho estuda ou condomínio onde mora. Cuidado com fotos de uniforme escolar. Não exponha sua família.
Recomendações básicas para as crianças contra os sequestros
- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária.
- Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes).
- Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola.
- Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado.
- Quando estiver voltando da escola, evite os ruas sem movimento.
- Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares.
- Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro.
- Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda. - Se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia.
- Nunca aproxime-se de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se.
- Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo.
- Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.
- Caso precisar de ajuda, procure um policial.
Eu decidi escrever este post para tentar alertar as centenas de mães que acompanham o blog. Nós precisamos estar de olho focado em nossos filhos. Conhece-los e confiar neles. Fazer com que o dialogo entre vocês seja claro para que eles também confiem em nós.
Tenho uma amiga muito, muito querida que tem um filho desaparecido. Ele foi roubado e traficado. Já fazem 2 anos que não temos notícias do João (foto acima). Não sei o que eu faria no lugar dela. Só sei que Deus tem a fortalecido e a conduzido para tomar as decisões necessárias e manter o caminho em busca do seu pequeno João Rafael
Cuide, Vigie, Ore e Oriente. Nossos filhos não são preciosos só para nós pais. Tem muita gente ruim de olho nos nossos pimpolhos.
Confesso que sou usuária assídua de grupos no Facebook.
Participo de alguns nos quais os assuntos me interessam: festas, decoração, tutoriais, venda e troca de itens usados, grupos de blogueiras, receitas e os tão famosos grupos de mães.
Troca de experiência, apoio, acolhimento, amizade e cumplicidade. É 'tudo' que se encontra nesses grupos... #SóQueNão ("pera aí que vou explicar!") As mães que frequentam esses grupos são de todos os tipos: natureba, light, neura, descoladas, hippies, permissivas, agressivas, só love, as relax, as medrosas, as corajosas, as estudiosas, as modernas, as tradicionais.... E sendo assim, tem todo o tipo de dúvida, postura, sugestões, experiências e a fatídica OPINIÃO.
Mães que discutem a preferência pelo parto, o tipo de alimentação ou como educar os filhos. De fato, as vezes nessas 'discussões' umas crucificam e julgam as outras. Parecem estar buscando o troféu por sua opinião.
CLARO que não são todas. Querer generalizar é injusto e inválido. Conheço muitas mulheres que somente tem o objetivo de compartilhar experiências ou receber e dar apoio sincero, sem críticas negativas ao seu momento.
Como falei no começo, sou membro de alguns grupos do facebook. Tenho os meus preferidos para cada assunto.
Amo de paixão um grupo que se denomina: For Mom'sSem Frescuras. Na verdade, é um dos únicos grupos que conheço que não há agressividade nem preconceito (em 98% dos casos rsrsrsrs). É um cantinho onde me sinto a vontade para expor meus erros e meu acertos. Esse grupo foi criado por mães que não concordam com o comportamento e com o julgamento feitos em outros grupos,
Também participo de um grupo chamado Mamães de Março/2011, que migramos de outro site de relacionamento. Este grupo foi formado durante nossa gestação. Sim engravidamos juntas e nossos filhos todos tinham previsão de parto para o mesmo mês. Já são 4 anos de convivência virtual., quase diariamente. Somos íntimas e confidentes. Nossos filhos já estão se conhecendo no mundo virtual e algumas de nós conseguimos nos conhecer pessoalmente. Mãezinhas de março são um presente na minha vida!
Existem grupos com temas definidos onde outros assuntos não são aceitos. Nestes grupos as mães podem trocar experiências e informações sobre cada assunto em específico. Amamentação, desenvolvimento, tipo de parto, métodos de educação, e por aí vai. Tudo o que você procurar tem nos grupos do facebook.
Para ser uma usuária consciente destes grupos você precisa ter em mente algumas coisas:
Facebook não é consultório médico (nem o google)
Facebook é um espaço aberto onde qualquer pessoa pode ter acesso as suas informações. Então preserve os detalhes do seu dia a dia, lugares que você frequenta, horários que costuma sair, nome da escola dos seus filhos..
Não comente em posts que você não concorda. Passe direto. Você vai encontrar diversas opiniões, inclusive as que você não concorda.
Conheça o grupo antes de desabafar. As vezes o grupo não tem o mesmo objetivo que o seu e você acaba se frustrando.
Se for fazer alguma compra ou venda, pesquise as recomendações da outra pessoa. Assim você evita aborrecimentos.
Na maioria dos casos, os grupos me ajudam muito. Talvez por eu estar em São Paulo e minha família no Rio Grande do Sul, me apego no contato que tenho com outras mães nestes espaços. Mas nem sempre é assim. Infelizmente, existem espaços onde mães impõe suas opiniões como verdades, doa a quem doer. Tem até uns grupos feitos somente para tirar onda (caçoar, trolar, rir da cara) do post das mães de outros grupos. Nestes grupos, os membros postam prints (cópias) e ironizam as dúvidas e comportamento de outras mães. Esta prática é crime. E se você encontrar um grupo destes, DENUNCIE.
Mesmo com tudo isso, eu super recomendo usar o Facebook para se relacionar e trocar experiências. Criei grandes amiga lá que hoje convivem comigo no mundo real.
Cuide-se e navegue a vontade! Quem diria que a internet faria isso por nós? rsrsrsrsrsrs
* O SORTEIO SERÁ REALIZADO DIA 25/12/14 ÁS 23H através do app Yes Ganhei * Somente serão validados os perfis que atenderem os 4 passos acima. * Será feito somente um sorteio. A ganhadora deverá escolher qual par deseja ganhar no momento em que compartilhar a foto. * O frete é por conta do ganhador * O ganhador terá 5 dias para se manifestar * O prêmio será enviado em até 30 dias. * Sapatos nº 17/18 ou 13cm