Mostrando postagens com marcador Alimentação e Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alimentação e Saúde. Mostrar todas as postagens

Saúde | Os médicos do Facebook

Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog.
Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.

Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook.
São as mais variadas dúvidas.

Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso.

São as mais diversas dúvidas..
Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.

Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico...
Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo...
Mas eu imploro: Vão ao médico!!
Facebook não é PS.

Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.

Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?

Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce.
Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.

Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!!
Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!

Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?

Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. 
Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.

Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites.
Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!!
Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!

Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post:
Facebook não é consultório médico. 
Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico.
E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!!


RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO.

Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles:
- Intoxicação
- Reação alérgica
- Dependência Química
- Morte Súbita por efeito colateral
- Ausência do efeito desejado
- Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso

Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos:
- Piora do quadro clínico
- Necessidade de medicação mais forte
- Risco de morte

Saúde é coisa séria!!






Receita | Frango Recheado, Empanado e Assado

Já pensou em fazer aquele frango supreme, recheado e delicioso?

Eu tinha visto um vídeo na internet com a receita de um frango recheado que me encheu os olhos!

No dia em que me deu vontade de fazer este prato, eu não encontrei o vídeo da receita, então fui improvisando e adaptando...

Não é que deu certo???
A família aprovou e devorooou!!!

Dessa vez eu consegui tirar foto do passo a passo.
Acho que vai ficar mais fácil para explicar o modo de preparar.

Você vai precisar de:
- Peitos de Frango
- Tempero a gosto
- Requeijão
- Presunto e queijo
- Bacon
- Maionese ou ovo batido
- Alho
- Farinha de rosca ou Farofa preparada para empanar


Separe os peitos de Frango

Corte abrindo o peito, deixando ele mais fino

Tempere e reserve

Frite o bacon e deixe escorrer para ficar bem sequinho

Prepare a maionese com alho para besuntar o frango

Corte o presunto e o queijo. 
Você também pode usar ele em cubinhos.

Coloque os frios

Cubra com requeijão e acrescente o bacon

Feche o peito de frango

Besunte com a maionese preparada ou use o ovo batido

Passe farinha de rosca ou farofa preparada para empanar

Unte a forma e distribua os peitos de frango
Coloque no forno até dourar E Voilà.

O frango mais delicioso da cidade está pronto e recheadíssimo!



Você também pode fritar invés de assar no forno. 
Nesse caso use óleo suficiente para cobrir os pedaços de frango.
Ou use a sua air fryer.


BOM APETITE!



Receitas | Panqueca Divertida

Sabe aqueles dias em que as crianças não querem comer?

Aqui tem dias em que nem a maior criatividade do mundo vence essa batalha.
Mas descobri um prato infalível: Panquecas Divertidas!

Aqui em casa foi sucesso! Até meu marido quis rsrsrsrs

Peguei as forminhas de biscoito e comecei a cortar as panquecas.
A Bia adorou! Comeu tudo e pediu mais.

Aqui tenho duas receitas. A primeira é a mais ligth, e a segunda a tradicional.
O recheio pode ser o que você preferir. Gosto muito de brócolis com requeijão light, mas aqui em casa o preferido é carne moída.

PANQUECA INTEGRAL
1 clara
1 xícara de leite desnatado
1 1\2 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento



PANQUECA TRADICIONAL
1 ovo
1 xícara de leite integral
1 1\2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de fermento



RECHEIO
1 cebola média
500 gr de carne moida
2 tomates
Manjericão
Sal a gosto


MODO DE FAZER

Recheio 
Primeiro prepare o recheio. No caso da carne moída você deve fazer o seguinte:
Corte a cebola bem picadinha e tempere a carne a gosto.
Refogue a cebola. Quando ficar dourada, coloque a carne e refogue bem, até que ela fique bem separadinha e cozida.
Acrescente os tomates e um pouco de água para o molho.
Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, em fogo baixo e mexendo de vez enquando.
Assim que o molho engrossar e o tempero estiver adequado, desligue o fogo e reserve.

Massa da Panqueca 
Bata o ovo até criar uma espuma. Acrescente o leite e bata mais um pouco.
Coloque os líquidos batidos no liquidificador, ou bata a mão e acrescente a farinha, o sal e o açúcar.
Por último, coloque o fermento e bata levemente.

Em uma frigideira quente coloque um fio de óleo (eu uso de canola), ou frigideira antiaderente. Use fogo médio/alto.
Com uma concha, derrame uma camada de massa na frigideira.
Vá desgrudando as beiradinhas com uma espátula até que se solte por completo, então, vire a massa.

Repita o processo até acabar a massa crua.
Você pode fazer formas com a massa na frigideira ao derrama-la ou usar forminhas de moldar biscoitos.

Nas fotos, usei formas de flor e folhas, e no meio das flores coloquei a carne.

Espero que as crianças daí também gostem!
Se você testar a receita, manda pra cá!






Alimentação | Fofurice na web

Tem coisa mais fofa do que criança?
Pra mim não existe coisa mais genial nesse mundo.

Ha alguns dias que eu estava procurando dicas de como apresentar novas frutas para a Bia.
Foi quando encontrei esse vídeo.

É uma menina de 2 anos (e meio) conversando com as crianças.

Mostrei pra Bia e ela simplesmente adorou!

Achei a ideia muito legal.
Criança falando com criança.
O vídeo é todo legendado e conta com a produção do papai por trás das câmeras.
Achei que vocês iriam gostar de ver!

A menina, Ana Paula, é muito espontânea e bem humorada. Vale a pena ver todos os vídeos!
É pra morrer de fofurice!!




Se quiser ver mais vídeos dessa pequena, acessem o canal dela no Youtube.



Saúde | Depressão Pós Parto

Depressão pós-parto não é uma falha de caráter ou uma fraqueza. Se você tem depressão pós-parto, o tratamento imediato pode ajudar a controlar os seus sintomas e desfrutar de seu bebê.
Novos estudos mostram que a depressão também podem afetar os pais.

Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente. Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez.

A depressão pós-parto ocorre logo após o parto.No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.

Não há uma única causa para depressão pós-parto. Fatores físicos, emocionais e de estilo de vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença. Veja:

Mudanças físicas
Após o parto, ocorre uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de depressão pós-parto. Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também pode cair bruscamente - o que pode aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.

Fatores emocionais
Quando você está privado de sono e sofrendo algum tipo de estresse ou pressão psicológica, você pode ter problemas para lidar com situações do dia a dia. A mãe também pode se sentir menos atraente ou sentir que perdeu o controle sobre sua vida. Qualquer um desses fatores pode contribuir para a depressão pós-parto.

No caso dos homens, a depressão pós-parto pode surgir por conta da preocupação com sua própria capacidade de educar um recém-nascido. A ansiedade em prover uma boa vida para a criança, o aumento das responsabilidades e o suporte que se deve dar ao parceiro(a) estão entre as causas do problema. Apesar de essas causas serem comuns nos pais, também podem ocorrer com as mães.

Estilo de vida
Muitos fatores de estilo de vida podem levar à depressão pós-parto, incluindo um bebê exigente, dificuldade de amamentação, filhos mais velhos com ciúmes, problemas financeiros, falta de apoio do parceiro ou de outros entes queridos.

Fatores de risco para depressão pós-parto incluem:
História de depressão pós parto anterior / Falta de apoio da família, parceiro e amigos
Estresse, como um recém-nascido doente, problemas financeiros ou problemas familiares
Limitações físicas anteriores ou após o parto / Depressão durante a gravidez / Depressão anterior
Transtorno bipolar / História familiar de depressão ou transtorno bipolar
História de desordem disfórica pré-menstrual (PMDD), que é a forma grave de tensão pré-menstrual (TPM) /
Violência doméstica, que podem aumentar durante a gravidez e quando um casal está se ajustando a um novo bebê. Se o seu parceiro é violento ou emocionalmente abusivo, você e seu bebê estão fisicamente em risco, e você tem um maior risco de depressão pós-parto. Procure ajuda o mais rápido possível.

Assista o vídeo da Minha Vida TV e ouça mais algumas dicas:


Sintomas
Sentimento de tristeza ou desespero constante. Perder o interesse ou não sentir prazer na maioria das atividades diárias.
Um sintoma particularmente grave de depressão é pensar na morte e suicídio. Algumas pessoas com depressão pós-parto também podem ter uma vontade súbita e assustadora de prejudicar seus bebês.

Fique atenta à depressão pós-parto. Você também poderá:

Perder ou ganhar peso
Vontade de comer mais ou menos do que o habitual
Dormir muito ou não dormir o suficiente
Inquietação ou indisposição
Cansaço e energia
Sentimento de indignação ou culpa
Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões
Ansiedade e excesso de preocupação.

Psicose pós-parto (Gravíssimo)
Esta condição grave é mais susceptível de afetar as mulheres e s homens que têm distúrbio bipolar ou histórico de psicose pós-parto. Os sintomas, que começam geralmente durante as primeiras três semanas após o parto, incluem:

Sentir-se desconectada com seu bebê e com as pessoas em seu entorno.
Sono perturbado, mesmo quando o bebê está dormindo.
Pensamento extremamente confuso e desorganizado, aumentando o risco de prejudicar o bebê, a si mesma ou qualquer pessoa.
Mudanças drásticas de humor e comportamento bizarro.
Extrema agitação ou inquietação.
Alucinações, que pode ser visuais, auditivas, olfativas ou pode contato.
Pensamento delirante que não se baseia na realidade.


Buscando ajuda médica
Se você tiver pelo menos cinco dos sintomas acima por duas semanas ou mais, e um dos sintomas é ou tristeza ou perda do interesse, você pode ter depressão pós-parto e precisar de ajuda.

Ainda que você não tenha outros sintomas além da tristeza ou indisposição, é importante buscar tratamento médico e conversar sobre os benefícios que um tratamento poderia trazer.
Quanto mais cedo você começar o tratamento, melhor será a sua chance de uma recuperação rápida e completa.

Se você está se sentindo deprimido após o nascimento do seu bebê, você pode estar relutante ou vergonha de admitir isso. Mas é importante chamar o seu médico se os sinais e sintomas de depressão piorarem e prejudicarem suas atividades.

Para pessoas que tem sintomas de psicose pós-parto, deve ser tratada como uma emergência que requer tratamento médico imediato. Se você ou sua parceira tiver quaisquer sintomas psicóticos, procure ajuda de emergência imediatamente.

Qual médico buscar?
Psicólogo | Psiquiatra | Endocrinologista | Ginecologista e Obstetra

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.
Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram: Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
  • Quais são os sintomas e quando eles começaram?
  • Os sintomas estão melhorando ou piorando ao longo do tempo?
  • Os sintomas afetam sua capacidade de cuidar do bebê?
  • Você se sente tão ligada ao bebê quanto esperava?
  • Você é capaz de dormir tem a chance e sair da cama quando é hora de acordar?
  • Como você descreveria o seu nível de energia?
  • O seu apetite mudou?
  • Quantas vezes você diria que fica ansiosa, irritada ou com raiva?
  • Você já teve algum pensamento de autoagressão ou agressão ao bebê?
  • Qual é o apoio que você tem para cuidar do seu bebê?
  • Você sofre com algum problema financeiro ou no relacionamento?
  • Você recebeu o diagnóstico de quaisquer outras condições médicas, incluindo distúrbios psiquiátricos, como depressão ou transtorno bipolar?
  • Você recebe ou recebeu tratamento para outros sintomas psiquiátricos? Se sim, que tipo de terapia ajudou mais?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para depressão pós-parto algumas perguntas básicas incluem:
  • Qual é o meu diagnóstico?
  • Quais tratamentos vão me ajudar?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos que você está propondo?
  • Quanto e em quanto tempo você espera que os meus sintomas melhorem?
  • O medicamento que você está prescrevendo seguro para tomar durante a amamentação?
  • Durante quanto tempo vou precisar receber tratamento?
  • Que mudanças de estilo de vida podem me ajudar a gerenciar os sintomas?
  • Quantas vezes tenho que fazer visitas de acompanhamento?
  • Estou em risco aumentado para outros problemas de saúde mental?
  • Estou em risco dessa condição voltar se eu tiver outro filho?
  • Existe alguma maneira de evitar a reincidência se eu tiver outro filho?
  • Há algum material impresso que eu posso levar comigo? Quais sites você recomenda?
Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.


O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) da Associação Americana de Psiquiatria considera depressão pós-parto um subtipo de depressão maior. De acordo com o manual, para depressão pós-parto ser diagnosticada, os sinais e sintomas da depressão devem se desenvolver dentro de quatro semanas após o parto. Sinais de um episódio depressivo incluem, em parte:
  • Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias
  • Redução de interesse e prazer nas atividades
  • Mudança significativa no apetite ou mudança inesperada no peso
  • Incapacidade de dormir (insônia) ou sonolência excessiva (hipersonia)
  • Agitação ou movimentos mais lentos
  • Fadiga ou falta de energia
  • Sentimentos de inutilidade
  • Capacidade reduzida de pensar, concentrar-se ou tomar decisões
  • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Para distinguir entre um caso de curto prazo e uma forma mais grave de depressão, o médico ou médica pode pedir para você preencher um questionário de triagem de depressão. Além disso, o médico provavelmente irá realizar exames de sangue para determinar se uma disfunção da tiroide está contribuindo no quadro.

Se há histórico pessoal de depressão, depressão pós-parto, psicose pós-parto ou transtorno bipolar, é importante acompanhar com o médico ou médica de perto antes mesmo dos sintomas começarem. Alguns especialistas sugerem que as mulheres de alto risco tenham seu primeiro check-up pós-natal três ou quatro semanas após o parto, em vez das habituais seis semanas.

O aconselhamento ajuda a prevenir e tratar a depressão-pós parto e depressão durante a gravidez. Para melhorar o sucesso do tratamento, ambos os pais devem tentar participar.
Terapia cognitivo comportamental ajuda a tomar conta da maneira como você pensa e sente.
Aconselhamento interpessoal fornece suporte emocional e ajuda na resolução de problemas e definição de metas.

Você também pode se beneficiar de:
Ter um(a) babá durante meio período ou em tempo integral
Exercícios para fortalecer os laços entre paciente e bebê.
Terapia hormonal

A reposição hormonal pode ajudar a neutralizar a queda rápida nos níveis de estrogênio que acompanha o parto, aliviando os sintomas de depressão pós-parto em algumas mulheres. Entretanto, ainda não é comprovado que a terapia hormonal possa prevenir ou tratar a depressão pós-parto. Tal como acontece com os antidepressivos, é importante pesar os riscos e benefícios potenciais do tratamento com terapia hormonal.


Depressão pós-parto geralmente não é uma condição que você pode tratar por conta própria - mas você pode fazer algumas mudanças que ajudam o tratamento a ser mais efeito.
  • Faça escolhas de vida saudáveis, como praticar atividade física, manter uma dieta equilibrada e evitar vícios como tabaco e álcool
  • Não coloque cobranças excessivas em cima de você
  • Arranje um tempo para si mesma
  • Se concentre em manter seus pensamentos positivos
  • Evite o isolamento.
  • Lembre-se, a melhor maneira de cuidar de seu bebê é cuidando de si mesma.
Se não for tratada, a depressão pós-parto pode interferir com o vínculo mãe-filho e causar problemas familiares. Filhos de mães que têm depressão pós-parto não tratada são mais propensos a ter problemas de comportamento, como dificuldades para dormir e comer, crises de birra e hiperatividade. Os atrasos no desenvolvimento da linguagem são mais comuns também.

Depressão pós-parto não tratada pode durar meses ou mais, por vezes tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Mesmo quando tratada, depressão pós-parto aumenta o risco de futuros episódios depressivos.

Peça ajuda de outras pessoas para que você consiga dormir bem, manter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e receber apoio na medida do possível.
Fique longe de cafeína, álcool e outras drogas ou medicamentos, a menos que recomendado pelo seu médico ou médica.

Se você está preocupado com a depressão pós-parto, faça seu primeiro check-up pós-natal três ou quatro semanas após o parto em vez das habituais seis semanas.

Mulheres cujo risco para depressão pós-parto é maior pode querer tomar medidas adicionais para prevenir a depressão pós-parto.




Canadian Mental Health Association
American Psychological Association
Mayo Clinic
Manual Merck
minhavida.com.br





Receitas | Pizza Enrolada

Mama Mia! Hoje é dia de Pizza! Quem não
gosta?

Pizza caseira, feita com o recheio que você preferir, do jeito que você quiser.

Essa receita é obra prima da Maria Rita, da loja Viva La Lívia.

Minha amiga, que além de excelente empresária, tem uma mão especial na cozinha!
(Rita, a próxima tem que ser o pudim!! rsrsrsrs)

Você pode usar farinha integral, sal marinho, leite desnatado e açúcar mascavo para deixar a receita mais light.

Não use margarina na receita pois deixa muito gorduroso.

Bom, vamos a receita.
Essa pizza da foto é de napolitana. Mas você pode usar o recheio que quiser.

INGREDIENTES
1 e meia xícara (chá) de leite morno
1 ovo
Meia xícara de óleo
1 pacote de fermento biológico (10g)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo

RECHEIO
250 gr de Presunto
250 gr de muzarela ralada
Tomate, Orégano e Requeijão a vontade.

MODO DE FAZER

Pegue todos os ingredientes, menos a farinha e bata no liquidificador

Transfira o líquido para uma vasilha e vá acrescentando a farinha aos poucos.

Sove a massa até criar uma massa homogênea e que não grude na mão (caso necessário acrescentar mais farinha do que descrito na receita)

Deixe a massa crescer por no mínimo 30 minutos. (Aqueça o forno, desligue e coloque a massa coberta para crescer)

Depois abra a massa bem fininha e recheie a gosto

Feche a pizza com as bordas da massa.

Separe uma gema da clara e bata. Pincele a gema em cima da pizza já fechada para que a massa fique dourada

A massa deve assar de 30 a 40 minutos em fogo médio, dependendo do forno.
> Rende 2 pizzas enroladas e serve em torno de 6 a 8 pessoas, (dependendo da fome rsrsrsrs)

Hmmmmmmmmm é uma delícia!!!




Se você testar essa receita, conta pra gente!




Receitas | Hmmmmm... BOLO MÁRMORE

Nesse final de semana resolvi abandonar os pacotes de bolo prontos e fiz um bolo todinho feito a mão.
Há muitos anos eu não fazia assim. Desde que descobri a praticidade das misturas para bolo pronto eu havia abandonado a técnica tradicional.

E já que isto foi um momento histórico, resolvi dividir com vocês!
Escrevi a receita bem detalhadinha (como sempre) pra não ter erro.

Cá entre nós? Ficou muito bom!!
Claro que se você preferir pode comprar uma massa para bolo de baunilha prontoe misturar parte da massa com chocolate. Fica uma delícia também. Eu prefiro os bolos da Dona Benta e da Otker. Tem mais gostinho de feito em casa.

 Mas a intenção desse post é passar pra você a receita gostosa e deliciosa feita em casa.
Então, lá vai:

Ingredientes:

4 ovos
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara chá de leite
100gr de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher se sopa de fermento químico
1/2 colher chá de essência de baunilha
2 colheres sopa de chocolate em pó

Com a batedeira, faça as claras em neve e reserve. No recipiente onde você vai misturar a massa, Bata as gemas com o açúcar, o leite e a margarina. Acrescente a farinha e o fermento. Use uma peneira para deixar a farinha bem lisa. Misture bem. Por último coloque as claras em neve e misture delicadamente.
Separe a massa em dois recipientes diferentes. Em uma você coloca a essência de baunilha e na outra o chocolate.


Unte a forma com margarina e depois polvilhe com farinha de trigo. Cubra toda a margarina com a farinha. Vire a forma com a cabeça pra baixo e bata levemente na lateral pro excesso de farinha cair. FAÇA ISSO NA PIA pra não sujar o chão rsrsrsrsrs A melhor forma pra fazer esse bolo é aquela com o furo no meio, estilo inglês. Já fiz nas retangulares, mas o efeito mármore não fica tão legal.

Coloque a massa branca na foma e por cima, coloque a massa com chocolate por cima. Faça movimentos de zig zag ao despejar a massa de chocolate. Não misture as massas, deixe que elas se unam sozinhas.

Coloque no forno pré aquecido. Regule o forno para 160º (fogo médio).
Deixe por 30 minutos e faça o teste do palito, ou da faça para ver se o bolo esta pronto.

Deixe o bolo esfriar na forma e depois desenforme.

Você pode fazer uma calda de chocolate e colocar por cima se achar gostoso.
Essa é a minha receita da "calda de chocolate 4321"

4 colheres de chocolate
3 colheres de açúcar
2 colheres de margarina
1 colher de leite - na verdade eu coloco um e meia

Coloque tudo na panela em fogo baixo e misture ate ferver por 3 minutos.
Mas não pare de mexer senão fica com gosto de queimado :)

Eu peguei algumas dicas de como preparar no blog Sabores de Iá Iá. Aliás, este blog tem dicas óticas e uma receitinha mais gostosa que a outra.

Thats all!!
Sirvam-se e deliciem-se!!






Saúde | Meu filho não quer mais a comer, e agora?

Olá pessoas! Fiquei quase um mês sem escrever aqui no blog. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo me deixaram longe do teclado por este tempo. Mas agora, com tudo mais calmo, vamos voltar a ativa!!

Uma das coisas que aconteceram neste meio tempo foi que a Bia começou  perder o apetite.

Na verdade perdeu o apetite só por coisas saudáveis, porque continuava pedindo biscoito, suco, leite com chocolate... Levei ao pediatra, examinou, reexaminou  e não achou nada.

Eram escândalos diários. Comida que voava pro chão.. choros descontrolados ao meio de berros de "NÃO QUEROOOO" Aquilo já estava me desgastando muito!!
Então comecei a minha boa e velha pesquisa por alimentos e formas de preparar que pudesse chamar mais atenção.
Nada mega elaborado, mas procurando ter um pouco de cada vitamina na comida.

Deixei de lado as 'papinhas' de bebê onde misturava tudo e deixava bem molinho. Comecei  a servir pra ela tudo o que servia para eu e meu esposo comer.

Também reduzi a quantidade de comida que eu servia pois o pediatra me explicou que nesta fase eles começam a comer menos de fato.
É nessa fase - 2 anos - que começa a desaceleração do crescimento. Nessa fase também elas começam a adquirir gostos próprios e também a não gostar de muitas coisas que antes aceitavam facilmente.

Um pouco antes da hora de comer, pergunto pra ela se esta com fome e o que quer comer, dou opções que já tenho pronto. Na hora de ir pra cadeira é hora de cantar... 'Comer comer é o melhor para poder crescer!!

 Outra medida que adotei foi almoçar junto com ela. Coloco ela no cadeirão e sento ao lado. Enquanto eu como, deixo ela mesma pegar a comida com a colher e levar ate a boca. Ajudo a encher a colher, reorganizo a comida no prato...

Sujeira? Claro que tem sujeira!! Mas faz parte. Coloco o babador de plástico e depois passo o pano na mesinha.

Já descobri que ela gosta de comer a cenoura pura, cozida e em palitinhos, igual batata frita. Ela adora batata frita, então, invés de fritar, eu asso no forno.

Frango desfiado aqui em casa não funciona mais tão bem, então tenho preferido dar em pedacinhos. Ela come mais. Macarrão foi outra descoberta. Ela AMA.

E última dica é usar a criatividade na hora de montar o prato! Você pode fazer de tudo!!
Use a criatividade!!



Se o seu filho demonstrar fraqueza, cansaço ou palidez corra para o pediatra. Seu filho pode estar com falta de vitaminas importantes!!

BOA SORTE!!



*Todas as imagens são ilustrativas e foram retiradas do google com a tag #alimentaçãoinfantil