Mostrando postagens com marcador Eu Apoio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eu Apoio. Mostrar todas as postagens

Eu Apoio | Amamente

Nesta semana, o mundo inteiro fala em AMAMENTAÇÃO.

É a semana mundial do aleitamento materno.

Não é de hoje que esse assunto vem a tona.
Na verdade, acho que nunca deveria sair de pauta.

Ou melhor, deveria ser algo tão natural que não caberia destaques ou comemorações.

Mas já que cada vez mais é necessário falar sobre isso, vamos lá!

Pensando nisso, o Studio Lys, em parceria com o Blog Ideia Dela e a loja Viva la Lívia, preparou o projeto Amamente.

Comandada pela fotógrafa Taty Pannocchia, o Studio Lys faz um trabalho especial em matéria de fotografia!
E como não podia ser diferente, tem muitas Ideias em comum com o blog.

O Projeto Amamente quer incentivar as mulheres a amamentarem seus filhos sem constrangimento.

É quase inacreditável que uma mulher seja proibida de amamentar seu filho hoje em dia.
Infelizmente isso é realidade. Muitas mães são interrompidas ao amamentar em público.

Amamentar não é vergonha, não é nudez, não é vulgar!
Amamentar, além de ser um ato de amor, é um ato de cuidado.

A saúde da criança é beneficiada de diversas formas através do aleitamento materno.
A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e após os 6 meses acompanhada de outros alimentos.

No dia 29 de julho, aconteceu, em São Paulo, o Encontro Amamente onde o projeto fotografou algumas mães que amamentam.

O evento também contou com a participação da maquiadora Liliana Candido que deixou as mamães ainda mais belas.

A Viva La Lívia também esteve lá! Cada roupinha mais linda que a outra!





E agora, as tão esperadas fotos!

Que este projeto seja apenas uma sementinha!
E que estas fotos sejam espalhadas pelo mundo para que outras mães possam ser encorajadas.

A emoção de ter um filho nos braços, não tem preço!
As imagens falam por si.

THEA e JOÃO (6 meses)
 


WANESSA e RAFAELA (1 ano e 10 meses)
 


CRISTINA, FERNANDO (1 ano e 10 meses) e FELIPE(7 meses de gestação)
 


NATÁLIA e BIANCA (11 meses)
 


AUDREY e ALESSANDRO (1 ano e 11 meses)
 

TATY e ALICE (1 ano e 6 meses)
 


Mais fotos no facebook do Studio Lys



Saúde | Os médicos do Facebook

Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog.
Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.

Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook.
São as mais variadas dúvidas.

Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso.

São as mais diversas dúvidas..
Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.

Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico...
Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo...
Mas eu imploro: Vão ao médico!!
Facebook não é PS.

Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.

Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?

Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce.
Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.

Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!!
Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!

Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?

Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. 
Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.

Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites.
Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!!
Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!

Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post:
Facebook não é consultório médico. 
Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico.
E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!!


RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO.

Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles:
- Intoxicação
- Reação alérgica
- Dependência Química
- Morte Súbita por efeito colateral
- Ausência do efeito desejado
- Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso

Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos:
- Piora do quadro clínico
- Necessidade de medicação mais forte
- Risco de morte

Saúde é coisa séria!!






Segurança | Crianças Desaparecidas

Estatística: Todos os anos somem 200mil pessoas no Brasil, sendo que 40 mil são crianças.
E em 2015 os números mudam: 10% a mais de desaparecidos.

Em São Paulo desapareceram 33 mil pessoas.
Somente 28 mil foram encontradas.
Somem cerca de 80 pessoas por dia na capital paulista.

Parece assunto para roteiro de filme, documentário...
Algo muito distante da nossa realidade... Mas infelizmente, não é tão distante assim.

Situações assim acontecem diariamente na maioria das cidades do nosso país.

É, hoje o post não é ligth. Hoje venho falar do valor que nossos filhos tem e do cuidado redobrado que precisamos ter diariamente.

Sabe aquele dia estressante no supermercado onde seu filho ficou brincando no corredor do lado?
Ou aquela tarde no parquinho onde você estava colocando a conversa em dia enquanto seu filho brincava com as outras crianças? São nesses momentos que as piores coisas acontecem.

O fato é que todo cuidado é pouco quando se trata de crianças e adolescentes.
O desaparecimento de crianças e adolescentes possuem vários motivos
Tráfico Humano, Adoção Ilegal, Pedofilia, Prostituição, Magia Negra entre outros...

Agora está na moda a criança ser arrancada do braço das mães em plena rua. O carro pára, descem dois homem que machucam a mãe e roubam a criança.
Chocante!

É um absurdo isso ainda acontecer em tão larga escala no Brasil. Na década de 80 ja se falava em trafico, venda e sequestro de crianças e bebês recém nascidos.

Seja qual for o motivo, Ter seu filho arrancado da sua vida, sem explicação, com certeza é a pior coisa do mundo para uma mãe.
Crianças vendidas, adolescentes traficadas para a prostituição... Basta um segundo de descuido...

O Maior problema é que não há um sistema eficaz de alerta no Brasil, onde todos os órgãos e cidadãos sejam informados do desaparecimento nos primeiros momentos após a denuncia.

Nos Estados Unidos, o alerta AMBER utiliza televisão, radio, jornais e outros meios eletrônicos para emitir os alertas de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Aqui existem alguns aplicativos mas também não são integrados.


Alguns dias atrás rolou na internet imagens de uma criança sendo roubada em uma loja.
Por pouco a criança não some. O pai conseguiu alcança-las a tempo de evitar uma tragédia.

A mãe da menina, de apenas 3 anos, gravou as imagens das câmeras de segurança e divulgou a fim de buscar justiça e evitar novas tentativas de sequestro.
No mesmo dia, a mesma senhora que havia tentado roubar a menina foi flagrada tentando sequestrar uma cadeirante.

Veja os vídeos neste link

Nos estados Unidos, Joey Salads, fez um 'experimento', onde ele demonstra como é fácil seduzir uma criança. Basta ter algo atrativo nas mãos e simpatia para atrair as crianças.

Com autorização das mães, ele teve sucesso em 100% das tentativas falsas de sequestro.



Neste outro vídeo experimental, uma menininha de 10 anos diz estar perdida e pede ajuda para achar a sua mãe.
São várias as reações mostradas no vídeo. Mas o último homem que diz ajudar a menina tenta sequestra-la, mentindo que havia achado sua mãe.
A polícia foi chamada e o homem possuía um alerta por pedofilia.



Joey Salads, que tem um canal no youtube com experimentos sociais, fez outro vídeo alertando para a vulnerabilidade das crianças.

Após instalar câmeras escondidas dentro das casas, com autorização dos adultos, Joey entra com facilidade nas casas dizendo para as crianças que é um amigo das suas mães. Veja as reações.



Neste vídeo a arma é um sorvete. Veja como é fácil convencer as crianças a entrarem no caminhão.


E neste, o vilão é um pirulito...




Especialistas dizem que podemos tomar cuidado e evitar muitos casos.
Veja algumas dicas:

O maior segredo é o dialogo. Ensinar nossos filhos como se comportar na rua.

1. Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe.
Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola. Caso a criança não decore, coloque sempre as informações junto ao corpo da criança em um crachá interno ou plaquinha na mochila por dentro.

2. Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes

3. Oriente a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime nem receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos. Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.

4. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família.
Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas.
Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola.
Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.

5. Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.  Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.
Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles frequentam. Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Esclareça desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências. Muitos adolescentes somem após se envolver com drogas pesadas.

6. Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Deixe claro quais as pessoas autorizadas a buscar seu filho na escola.
Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.

7. Andando ou estacionado, mantenha as portas e travas de carros sempre fechados.

8.    Fique atento enquanto seu filho vai brincar na rua. Nunca permita que seja sem a supervisão de um adulto de confiança.

9.  Fique atento em como seus filhos utilizam computadores com acesso a internet.

10. Nas postagens não dê detalhes da sua localização, escola onde seu filho estuda ou condomínio onde mora. Cuidado com fotos de uniforme escolar. Não exponha sua família.

*Dicas do Movimento dos Direitos Humanos

Recomendações básicas para as crianças contra os sequestros 

- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária.

- Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes).

- Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola.

- Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado.

- Quando estiver voltando da escola, evite os ruas sem movimento.

- Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares.

- Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro.

- Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda.

- Se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia.

- Nunca aproxime-se de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se.

- Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo.

- Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.

- Caso precisar de ajuda, procure um policial.

Eu decidi escrever este post para tentar alertar as centenas de mães que acompanham o blog.
Nós precisamos estar de olho focado em nossos filhos. Conhece-los e confiar neles.
Fazer com que o dialogo entre vocês seja claro para que eles também confiem em nós.

Tenho uma amiga muito, muito querida que tem um filho desaparecido. Ele foi roubado e traficado.
Já fazem 2 anos que não temos notícias do João (foto acima).
Não sei o que eu faria no lugar dela.
Só sei que Deus tem a fortalecido e a conduzido para tomar as decisões necessárias e manter o caminho em busca do seu pequeno João Rafael

Cuide, Vigie, Ore e Oriente.
Nossos filhos não são preciosos só para nós pais.
Tem muita gente ruim de olho nos nossos pimpolhos.

FIQUE DE OLHO!



Comportamento | Quanto vale 30%?

Um  restaurante em São Paulo cobrou 30% a mais dos seus clientes do sexo masculino.
Você acha isso justo?

A agência Agnelo Pacheco criou uma campanha para fomentar a conscientização da igualdade de direito entre os sexos.

As reações são as melhores! Confira no vídeo.



E você? Acha justo?

Eu Apoio | Diga sim a vida

"A timeline do seu Facebook muito provavelmente foi invadida por fotos de grávidas nos últimos

dias. Algumas pessoas não se deram ao trabalho de ler as hashtags que acompanhavam as imagens.  Quem leu percebeu que essas mulheres tinham aderido a campanhas em defesa da vida (contra o aborto) ou pela legalização do aborto.

Coincidentemente essas campanhas ficaram mais fortes após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), declarar que não colocaria em votação o projeto que trata da legalização do aborto “nem que a vaca tussa”. “O último projeto de aborto eu derrubei na Comissão de Constituição e Justiça. […] No aborto, sou radical”, disse ele em entrevista ao site do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A campanha em defesa da vida funciona mais ou menos como o desafio do balde de gelo. Uma mulher posta uma foto de quando estava grávida e desafia amigas e parentes a fazerem o mesmo. Foi isso o que ocorreu com a produtora cultural Rachel Coelho, 32, desafiada por sua cunhada.

Rachel não chega a ser totalmente contra o aborto, mas diz que ele não pode ser banalizado. “Eu apoio a livre decisão sobre o nosso corpo, mas sou contra fazer o aborto como forma de se livrar de um problema, como se fosse tomar a pílula do dia seguinte.”

Já a vendedora Bárbara Futema, 39, afirma ser totalmente contra o aborto. Ela assumiu sozinha a criação da filha, que hoje tem 8 anos. Mas no início da gravidez, quando se viu sozinha, diz que chegou a pensar se conseguiria seguir em frente.  “Hoje não só me culpo, chego a ter pesadelos e acordo chorando. Isso acontece frequentemente.”

Do outro lado estão mulheres que defendem o direito de decisão das mulheres e o fim da descriminalização.

O post da pedagoga Gabriela Moura, que está grávida, em defesa do fim da descriminalização do aborto já tinha mais de 6.000 compartilhamentos e 26 mil curtidas.  “Estou ao lado dos direitos reprodutivos das mulheres. Eu sou TOTALMENTE favorável à descriminalização do aborto, ao respeito às mulheres e suas escolhas e seus corpos. […] Mulheres casadas abortam, cristãs abortam, prostitutas abortam, mulheres de mais de 40 anos, mulheres de menos idade abortam e eu jamais vou usar a minha gestação contra elas. Solidariedade às minhas irmãs mulheres.”

A doula Gabriela Prado aderiu a campanha publicando em seu perfil a foto de Jandira dos Santos Cruz, que morreu vítima de um aborto clandestino em 2014. “Mulheres que abortam não são criminosas, assassinas, monstras. São suas amigas, colegas, mães, filhas, primas, tias, namoradas, esposas, professoras, chefes, vizinhas. São cidadãs, são pessoas como você. O que mudaria legalizando o aborto?”

E você: é a favor ou contra a legalização do aborto?"

Post do Blog da Folha de São Paulo -  Maternar - Por Fabiana Futema
11-02-2015

Saúde | Canabidiol liberado no Brasil



Ha algumas semanas atrás fiz um post abordando os benefícios da  maconha medicinal e o que tem sido feito para que uma das suas substâncias, o Canabidiol - CBD, seja liberado.

Hoje, 14/01, a Anvisa reclassificou o Canabidiol.

O CBD sai da lista de medicamentos proibidos e passa para a categoria C1, de uso terapêutico permitido, mas na lista dos medicamentos controlados. Iguais ao tarja preta que já conhecemos.

Ainda não há autorização para a comercialização e fabricação da substância no Brasil, apesar do governo já ter recebido a proposta de um laboratório estrangeiro. A proposta está sendo analisada e não tem prazo para definição. Confira a matéria completa no site do Jornal Hoje

Para os pacientes que buscam essa alternativa terapêutica, a resolução de hoje é um grande passo.

Porém o Canabidiol só pode ser importada após entregar a receita, junto a outros documentos na ANVISA. Aí então é liberada uma autorização especial concedida pelo diretor da agência. O pedido leva em média uma semana para ser avaliado.

Dia 16 de dezembro, o Conselho Federal de Medicina legalizou a importação do medicamento composto por Canabidiol para crianças e adolescentes que sofram de epilepsia e convulsões.

Neste último ano, o assunto foi muito discutido no Brasil. A legalização ou a descriminação do uso da maconha para uso medicinal e recreativo tem ocupado muitas mesas redondas e a pauta dos nossos políticos.


Veja mais informações sobre maconha medicinal AQUI.


*Fontes: Uol, Globo.com, Anvisa
Imagens retiradas da internet




Gravidez | Seu bebê pode nascer salvando vidas

DOAR O CORDÃO UMBILICAL do seu bebê na hora do parto é gratuito, indolor e pode salvar uma vida!

O Brasil conta com a Rede BrasilCord que reúne os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). O objetivo destes bancos é aumentar as chances de pacientes que necessitem de medula óssea, ampliando a rede de doadores.

Não são todos os hospitais que fazem a coleta e este serviço ainda não está disponível em todas as capitais. Mas mesmo assim vale a pena a divulgação deste serviço para as mães que possuírem esta oportunidade.


70% dos pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea não possuem doadores ideias (irmãos) e precisam de doadores alternativos que somente são encontradas se estiverem cadastradas no REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea .

Através da rede BrasilCord tem aumentado os números de transplante de medula, salvando mais vidas e dando mais esperanças para outras pessoas.

Se você está grávida e está em uma das regiões conveniadas a Rede BrasilCord procure se informar em como doar o cordão na hora do seu parto.

Ajude a divulgar este serviço para que outras mães também tenham a oportunidade de salvar uma vida ao receber uma nova vida.

A ANVISA criou uma CARTILHA  para esclarecer as maiores dúvidas de mães que desejam fazer a doação.

Saiba quais os principais Critérios para doar o cordão umbilical no momento do seu parto.

Em São Paulo, saiba como:
Banco Público de Sangue de cordão umbilical Hospital Israelita Albert Einstein -  (11) 2151-1233 ou (11) 2151-0457.
 segunda a sábado das 7h às 20h.

Hospital M'boi Mirim - 5832-2546 ou 5832-2500
 segunda a sexta das 7h ás 16h.

Os bancos da Rede BrasilCord mantêm convênio com determinadas maternidades para coleta dos cordões. As doações só podem ser realizadas nesses hospitais conveniados, onde existem equipes treinadas para realizar a abordagem da gestante, acompanhamento da gestação e coleta do material no momento do nascimento da criança.

Existem também os bancos privados que realizam a coleta de cordão umbilical porém, o Ministério da Saúde é contrário a cobrança deste serviço e o órgãos internacionais não recomendam o investimento em bancos de coleta deste tipo.

Outros Bancos de Sangue Umbilical e Placentário da Rede Brasil Cord

Ceará - Fortaleza
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemoce
Tel: (85) 3223-4868

Distrito Federal - Brasília
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Fundação Hemocentro de Brasília
Tel: (61) 3327-1286

Pará - Belém
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemopa
Tel: (91) 3242-9100

Paraná - Curitiba
Biobanco do Hospital de Clínicas do Paraná – HC / UFPR
Tel: (41) 3360-1800

Pernambuco - Recife
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemope
Tel: (81) 3182- 4763

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do INCA
Tel: (21) 3207-1390

Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Tel: (51) 3359-7654

Santa Catarina - Florianópolis
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemosc
Tel: (48) 3251-9791

São Paulo - Campinas
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemocentro Unicamp
Tel: (19) 3521-7003

São Paulo - Ribeirão Preto
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Planetário do Hemocentro Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Tel: (16) 2101- 9373

São Paulo - São Paulo
Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Instituição Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein
Tel: (11) 2151-0344 / (11) 2151-2041

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hospital Sírio Libanês
Tel: (11) 3155-3752 / (11) 3155-3753




Fonte: INCA

Parceria: Dindoce

O Blog Ideia Dela tem o prazer de apresentar a Dindoce como nova parceira.

Você conhece aqueles biscoitos amanteigados deliciosos e decorados que compõem as festinhas e reuniões de muitas famílias?

A Dindoce faz estes biscoitos deliciosos e lindos. É visível o carinho que a Selma, dona da Dindoce, coloca nos biscoitos que faz. Desde os detalhes da decoração de cada um até a embalagem são cuidadosamente preparados.

Estamos preparando um sorteio lindo para o dia das mães. AGUARDEM!!

Veja aqui alguns dos produtos da Dindoce.
Você pode entrar em contato na Fanpage da Dindoce.








Se deliciem!!!






Seu filho precisou ficar na UTI? Ajude quem precisa!

E seguindo na campanha informativa, vou replicar aqui um post da Luisa Aranha, do blog Mamãe Neura.
A Luisa me pediu para divulgar esta campanha e é com todo o amor do mundo vou faze-lo.
602157_156934091130267_1278530156_a
Este é mais um assunto que mexe muito comigo: UTI Neonatal!

Minha filha precisou ficar na UTI quando nasceu e graças a Deus tinham leitos disponíveis e o atendimento pra ela foi imediato. Eu também precisei ir pra uti após o parto porque tive infecção hospitalar. Fui transferida de um hospital para o outro porque não haviam vagas.

Então aqui vai o post da Luisa sobre esta campanha!

"Quando Helena nasceu, no dia 31 de agosto de 2013, um sonho se realizava para Tatiana e Giovane. Ambos na faixa dos 30 anos, juntos há 15 anos, moradores de Morungava, zona rural de Gravataí, cidade que faz parte da Grande Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A espera de Helena ocorreu tranquila, uma gestação sem nenhum problema.  Mesmo em condições simples de vida, compraram o enxoval, decoraram o quartinho e aguardaram o momento de ter nos braços sua princesa. Fizeram filmagens desde o quarto mês da gravidez.  Quando ela nasceu, filmaram e fotografaram tudo. Queriam que quando ela crescesse ela soubesse o quanto foi esperada e amada.Helena nasceu de cesariana. E num primeiro momento foi considerada absolutamente saudável.  O sonho da maternidade tinha se concretizado com sua filhinha. Helena e os papais foram para sua casa.
amadahelenaNo dia 17 de fevereiro, Helena foi arrancada dos braços de seus pais.  Faleceu por não conseguir uma vaga numa UTI Neonatal, realidade muito triste desse nosso Brasil e do Sistema Único de Saúde.

Com dez dias de vida ela foi diagnosticada com um problema no coração.  Cardiopatia congênita, o que fazia o sangue entrar e sair rapidamente do seu pequeno coração, havia canais que não haviam se fechado totalmente.  Foi medicada e recomendado aos pais que se ela vomitasse toda a mamada ou tivesse dor de barriga procurassem o hospital.
Foi o que aconteceu no dia 17 de fevereiro. Quando chegaram ao hospital Dom João Becker, Helena foi examinada e seria preciso uma cirurgia para resolver a situação. Porém para a cirurgia era necessário uma vaga em uma UTI Neonatal. Só que não havia vagas disponíveis.
Enquanto Tatiana cuidava da sua bebê, Giovane corria desesperadamente contra o tempo para salvar sua filha.  Buscou uma liminar na justiça para a compra de um leito (infelizmente algo que acontece mais seguido do que deveria no Brasil), mas quando conseguiram foi tarde demais. Helena já havia falecido.
Não tem como descrever a dor de um casal que perde seu filho. Não existe como abandonar o luto. Helena tinha uma vida pela frente que poderia ter se concretizado com uma vaga em uma UTI Neo Natal. Helena cresceria e seria uma menina linda, sapeca e feliz se os exames feitos na maternidade fossem mais profundos e diagnosticassem esse tipo de situação.  Helena entraria numa escola e escolheria uma profissão se todos os nossos hospitais fossem bem equipados. Helena teria uma família, um marido, filhos e quem sabe netos, se nossos postos de saúde estivessem preparados para realizar exames mais profundos. Helena teria uma história para contar se as emergências do nosso país não fossem super lotadas. Mas Helena morreu. Helena não vai crescer mais. Helena não vai dar os primeiros passos. Helena não vai dar o primeiro sorriso e nem falar a primeira palavra. Helena morreu.
602157_156934091130267_1278530156_aDa dor e sentimento angustiante de não poder ter feito nada além de rezar para a boa vontade de um juiz, a boa vontade de um médico ou a boa vontade de um hospital, nasceu uma ideia. Tatiana e Giovane resolveram transformar a dor em algo útil. Criaram uma fanpage “Amada Helena” e começaram a entrar em contato com outros pais que sofreram de uma perda tão absurda e irreparável como a deles. Criaram uma petição pública on line e buscam um milhão de assinaturas.
Tatiana se inspirou na lei da ficha limpa, que lembra de ter visto na TV. Ela quer uma milhão de assinaturas para poder entregar para a Presidente Dilma e exigir que nossa lei proteja as crianças e outros pais não passem pelo sofrimento que eles passaram. Ela quer mais UTI’s Neonatais espalhadas pelo país, com mais leitos disponíveis para que não seja preciso ir atrás de um juiz para garantir um atendimento que está em nossa constituição. “Todos tem direito a saúde e tratamento adequado e de qualidade”.
O que eu quero? Quero que você leia, compartilhe, assine e ajude a conseguir esse um milhão. Quero que você se coloque no lugar da Tatiana e do Giovane por apenas um segundo, e tente, só tente, imaginar o sofrimento de perder seu bebê.  Talvez não seja possível, pois a dor é imensurável.
Poderia ser eu, poderia ser você. Poderia ser nossos filhos. Mas foi Helena."