Mostrando postagens com marcador Prevenção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Prevenção. Mostrar todas as postagens

Saúde | Os médicos do Facebook

Já não é a primeira vez que eu trago esse assunto aqui no blog.
Na verdade eu tenho vontade de escrever sobre isso toda vez que vejo um absurdo desses acontecer.

Cada dia mais vejo pessoas pedindo conselhos médicos em grupos no Facebook.
São as mais variadas dúvidas.

Algumas eu concordo que podem ser solucionadas através da experiência de outros, mas na sua maioria, aconselhar alguém que tem duvidas nesse sentido é grave e perigoso.

São as mais diversas dúvidas..
Já vi mães que antes de ir ao médico postam fotos dos seus filhos cheios de bolinhas pedindo opiniões e gritando por socorro.

Já vi mulheres gravidas com sangramento perguntando em um grupo se deveria ir ao médico...
Gente, eu entendo que tem gente com experiências semelhantes e que ás vezes até pode coincidir com o que essas pessoas ou crianças estão sentindo...
Mas eu imploro: Vão ao médico!!
Facebook não é PS.

Outra coisa que me tira do sério e me deixa super preocupada é a indicação de medicamentos e receitas milagrosas pela internet.

Vem cá, você nunca ouviu falar que se automedicar é perigoso? Você vai medicar seu filho sem o conhecimento de um especialista?

Uma coisa é sugerir que faça uma inalação com soro fisiológico ou dar um chá de erva doce.
Outra coisa é indicar medicamentos farmacêuticos, coisa que só deveria ser feito por médicos.

Você pode até sugerir que a sua 'paciente internética' tome um medicamento em específico, mas por favor, deixe claro que ela questione ao médico a eficácia para o organismo dela!!
Não é porque faz bem pra mim que vai fazer pra você também!!

Você tem ideia de quantos casos de intoxicação, reação alérgica e outros problemas uma automedicação causa diariamente no Brasil?

Outras pessoas preferem se consultar com o Dr Google. 
Encontram diagnósticos e a cura para qualquer mazela.

Pesquisar e se informar é coerente, o que não pode se tratar seguindo receitas e dicas de sites.
Vá ao consultório, fale com um médico de verdade!!
Se precisar vá em 3 médicos, mas não se automedique em situação nenhum!!

Resumo da ópera, ou melhor, resumo do post:
Facebook não é consultório médico. 
Se você precisa de ajuda, ligue para o seu médico.
E se você quer ajudar, mande ir ao médico!!!


RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO.

Quando você se automedica você está assumindo vários riscos, entre eles:
- Intoxicação
- Reação alérgica
- Dependência Química
- Morte Súbita por efeito colateral
- Ausência do efeito desejado
- Camuflar os sintomas e atrasar um diagnostico preciso

Quando você não vai ao médico, você está assumindo outros riscos:
- Piora do quadro clínico
- Necessidade de medicação mais forte
- Risco de morte

Saúde é coisa séria!!






Segurança | Crianças Desaparecidas

Estatística: Todos os anos somem 200mil pessoas no Brasil, sendo que 40 mil são crianças.
E em 2015 os números mudam: 10% a mais de desaparecidos.

Em São Paulo desapareceram 33 mil pessoas.
Somente 28 mil foram encontradas.
Somem cerca de 80 pessoas por dia na capital paulista.

Parece assunto para roteiro de filme, documentário...
Algo muito distante da nossa realidade... Mas infelizmente, não é tão distante assim.

Situações assim acontecem diariamente na maioria das cidades do nosso país.

É, hoje o post não é ligth. Hoje venho falar do valor que nossos filhos tem e do cuidado redobrado que precisamos ter diariamente.

Sabe aquele dia estressante no supermercado onde seu filho ficou brincando no corredor do lado?
Ou aquela tarde no parquinho onde você estava colocando a conversa em dia enquanto seu filho brincava com as outras crianças? São nesses momentos que as piores coisas acontecem.

O fato é que todo cuidado é pouco quando se trata de crianças e adolescentes.
O desaparecimento de crianças e adolescentes possuem vários motivos
Tráfico Humano, Adoção Ilegal, Pedofilia, Prostituição, Magia Negra entre outros...

Agora está na moda a criança ser arrancada do braço das mães em plena rua. O carro pára, descem dois homem que machucam a mãe e roubam a criança.
Chocante!

É um absurdo isso ainda acontecer em tão larga escala no Brasil. Na década de 80 ja se falava em trafico, venda e sequestro de crianças e bebês recém nascidos.

Seja qual for o motivo, Ter seu filho arrancado da sua vida, sem explicação, com certeza é a pior coisa do mundo para uma mãe.
Crianças vendidas, adolescentes traficadas para a prostituição... Basta um segundo de descuido...

O Maior problema é que não há um sistema eficaz de alerta no Brasil, onde todos os órgãos e cidadãos sejam informados do desaparecimento nos primeiros momentos após a denuncia.

Nos Estados Unidos, o alerta AMBER utiliza televisão, radio, jornais e outros meios eletrônicos para emitir os alertas de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Aqui existem alguns aplicativos mas também não são integrados.


Alguns dias atrás rolou na internet imagens de uma criança sendo roubada em uma loja.
Por pouco a criança não some. O pai conseguiu alcança-las a tempo de evitar uma tragédia.

A mãe da menina, de apenas 3 anos, gravou as imagens das câmeras de segurança e divulgou a fim de buscar justiça e evitar novas tentativas de sequestro.
No mesmo dia, a mesma senhora que havia tentado roubar a menina foi flagrada tentando sequestrar uma cadeirante.

Veja os vídeos neste link

Nos estados Unidos, Joey Salads, fez um 'experimento', onde ele demonstra como é fácil seduzir uma criança. Basta ter algo atrativo nas mãos e simpatia para atrair as crianças.

Com autorização das mães, ele teve sucesso em 100% das tentativas falsas de sequestro.



Neste outro vídeo experimental, uma menininha de 10 anos diz estar perdida e pede ajuda para achar a sua mãe.
São várias as reações mostradas no vídeo. Mas o último homem que diz ajudar a menina tenta sequestra-la, mentindo que havia achado sua mãe.
A polícia foi chamada e o homem possuía um alerta por pedofilia.



Joey Salads, que tem um canal no youtube com experimentos sociais, fez outro vídeo alertando para a vulnerabilidade das crianças.

Após instalar câmeras escondidas dentro das casas, com autorização dos adultos, Joey entra com facilidade nas casas dizendo para as crianças que é um amigo das suas mães. Veja as reações.



Neste vídeo a arma é um sorvete. Veja como é fácil convencer as crianças a entrarem no caminhão.


E neste, o vilão é um pirulito...




Especialistas dizem que podemos tomar cuidado e evitar muitos casos.
Veja algumas dicas:

O maior segredo é o dialogo. Ensinar nossos filhos como se comportar na rua.

1. Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe.
Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola. Caso a criança não decore, coloque sempre as informações junto ao corpo da criança em um crachá interno ou plaquinha na mochila por dentro.

2. Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes

3. Oriente a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime nem receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos. Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.

4. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família.
Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas.
Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola.
Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.

5. Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.  Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.
Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles frequentam. Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Esclareça desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências. Muitos adolescentes somem após se envolver com drogas pesadas.

6. Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Deixe claro quais as pessoas autorizadas a buscar seu filho na escola.
Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.

7. Andando ou estacionado, mantenha as portas e travas de carros sempre fechados.

8.    Fique atento enquanto seu filho vai brincar na rua. Nunca permita que seja sem a supervisão de um adulto de confiança.

9.  Fique atento em como seus filhos utilizam computadores com acesso a internet.

10. Nas postagens não dê detalhes da sua localização, escola onde seu filho estuda ou condomínio onde mora. Cuidado com fotos de uniforme escolar. Não exponha sua família.

*Dicas do Movimento dos Direitos Humanos

Recomendações básicas para as crianças contra os sequestros 

- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária.

- Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes).

- Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola.

- Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado.

- Quando estiver voltando da escola, evite os ruas sem movimento.

- Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares.

- Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro.

- Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda.

- Se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia.

- Nunca aproxime-se de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se.

- Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo.

- Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.

- Caso precisar de ajuda, procure um policial.

Eu decidi escrever este post para tentar alertar as centenas de mães que acompanham o blog.
Nós precisamos estar de olho focado em nossos filhos. Conhece-los e confiar neles.
Fazer com que o dialogo entre vocês seja claro para que eles também confiem em nós.

Tenho uma amiga muito, muito querida que tem um filho desaparecido. Ele foi roubado e traficado.
Já fazem 2 anos que não temos notícias do João (foto acima).
Não sei o que eu faria no lugar dela.
Só sei que Deus tem a fortalecido e a conduzido para tomar as decisões necessárias e manter o caminho em busca do seu pequeno João Rafael

Cuide, Vigie, Ore e Oriente.
Nossos filhos não são preciosos só para nós pais.
Tem muita gente ruim de olho nos nossos pimpolhos.

FIQUE DE OLHO!



Gravidez | Como evitar os Enjoos

Enquanto muitas mulheres sofrem com o enjoo gestacional, outras não sabem nem o que é isso.

Mas apesar de ser incomodo e desagradável,
mais de 70% das gestantes sentem este desconforto nos 3 primeiros meses da gravidez.

A boa notícia é que existem algumas coisas a fazer para amenizar esses sintomas.
Separei algumas dicas que me ajudaram e outras dicas de especialistas.

Na sua maioria, as gestantes sentem enjoo maior na parte da manhã. Isso acontece principalmente quando estamos com o estômago vazio. Mas existem alguns hábitos que você pode adotar para tentar minimizar.

1. Coma um biscoito água e sal antes de levantar da cama. (Eu deixava um pacotinho e um copo de água do lado da cama)

2. Faça refeições menores e mais frequentes. Tome água gelada quando a fome começar.


3. Evite refeições pesadas e gordurosas.

4. Prefira bebidas frias e geladas. Em geral, comidas e bebidas frias têm mais chance de parar no estômago. (Eu tomava muita água de coco

5. Descanse o máximo que puder. Sempre que houver uma pausa, se deite e relaxe o seu corpo e sua mente. O estresse e ansiedade podem desencadear o enjoo devida a acides que produz no estômago.

6. Use o gengibre. Você pode corta-lo e cheirar, ou mascar uma fatia, ou até usar uma bala para aliviar o enjoo. Mas não abuse. Ainda não são conhecidos os efeitos do gengibre em gestantes

7. Pergunte ao seu médico quanto a vitamina B6. Ela ajuda a amenizar o enjoo.

8. Faça exercícios leves como a caminhada. Prefira o ar livre e fresco para se exercitar, locais com má circulação de ar podem enjoar. Além disso, favorecem a digestão, proporcionam a sensação de bem-estar e aliviam o estresse emocional.

9. Experimente tratamentos alternativos como a acupuntura ou acupressura, mas sempre com o conhecimento do seu médico.

10. Fique longe dos cheiros que te incomodam. Odores fortes são fatores certos pra quem sofre de enjoo na gravidez.



O Discovery Home & Health tem uma serie que se chama "Coisas que ninguém te conta".
Nesse vídeo vai o capitulo sobre enjoo na gravidez com mais algumas dicas.


Se você tem outras dicas, conta pra gente!
*imagens retiradas do Google

Saúde | Depressão Pós Parto

Depressão pós-parto não é uma falha de caráter ou uma fraqueza. Se você tem depressão pós-parto, o tratamento imediato pode ajudar a controlar os seus sintomas e desfrutar de seu bebê.
Novos estudos mostram que a depressão também podem afetar os pais.

Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente. Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez.

A depressão pós-parto ocorre logo após o parto.No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.

Não há uma única causa para depressão pós-parto. Fatores físicos, emocionais e de estilo de vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença. Veja:

Mudanças físicas
Após o parto, ocorre uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de depressão pós-parto. Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também pode cair bruscamente - o que pode aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.

Fatores emocionais
Quando você está privado de sono e sofrendo algum tipo de estresse ou pressão psicológica, você pode ter problemas para lidar com situações do dia a dia. A mãe também pode se sentir menos atraente ou sentir que perdeu o controle sobre sua vida. Qualquer um desses fatores pode contribuir para a depressão pós-parto.

No caso dos homens, a depressão pós-parto pode surgir por conta da preocupação com sua própria capacidade de educar um recém-nascido. A ansiedade em prover uma boa vida para a criança, o aumento das responsabilidades e o suporte que se deve dar ao parceiro(a) estão entre as causas do problema. Apesar de essas causas serem comuns nos pais, também podem ocorrer com as mães.

Estilo de vida
Muitos fatores de estilo de vida podem levar à depressão pós-parto, incluindo um bebê exigente, dificuldade de amamentação, filhos mais velhos com ciúmes, problemas financeiros, falta de apoio do parceiro ou de outros entes queridos.

Fatores de risco para depressão pós-parto incluem:
História de depressão pós parto anterior / Falta de apoio da família, parceiro e amigos
Estresse, como um recém-nascido doente, problemas financeiros ou problemas familiares
Limitações físicas anteriores ou após o parto / Depressão durante a gravidez / Depressão anterior
Transtorno bipolar / História familiar de depressão ou transtorno bipolar
História de desordem disfórica pré-menstrual (PMDD), que é a forma grave de tensão pré-menstrual (TPM) /
Violência doméstica, que podem aumentar durante a gravidez e quando um casal está se ajustando a um novo bebê. Se o seu parceiro é violento ou emocionalmente abusivo, você e seu bebê estão fisicamente em risco, e você tem um maior risco de depressão pós-parto. Procure ajuda o mais rápido possível.

Assista o vídeo da Minha Vida TV e ouça mais algumas dicas:


Sintomas
Sentimento de tristeza ou desespero constante. Perder o interesse ou não sentir prazer na maioria das atividades diárias.
Um sintoma particularmente grave de depressão é pensar na morte e suicídio. Algumas pessoas com depressão pós-parto também podem ter uma vontade súbita e assustadora de prejudicar seus bebês.

Fique atenta à depressão pós-parto. Você também poderá:

Perder ou ganhar peso
Vontade de comer mais ou menos do que o habitual
Dormir muito ou não dormir o suficiente
Inquietação ou indisposição
Cansaço e energia
Sentimento de indignação ou culpa
Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões
Ansiedade e excesso de preocupação.

Psicose pós-parto (Gravíssimo)
Esta condição grave é mais susceptível de afetar as mulheres e s homens que têm distúrbio bipolar ou histórico de psicose pós-parto. Os sintomas, que começam geralmente durante as primeiras três semanas após o parto, incluem:

Sentir-se desconectada com seu bebê e com as pessoas em seu entorno.
Sono perturbado, mesmo quando o bebê está dormindo.
Pensamento extremamente confuso e desorganizado, aumentando o risco de prejudicar o bebê, a si mesma ou qualquer pessoa.
Mudanças drásticas de humor e comportamento bizarro.
Extrema agitação ou inquietação.
Alucinações, que pode ser visuais, auditivas, olfativas ou pode contato.
Pensamento delirante que não se baseia na realidade.


Buscando ajuda médica
Se você tiver pelo menos cinco dos sintomas acima por duas semanas ou mais, e um dos sintomas é ou tristeza ou perda do interesse, você pode ter depressão pós-parto e precisar de ajuda.

Ainda que você não tenha outros sintomas além da tristeza ou indisposição, é importante buscar tratamento médico e conversar sobre os benefícios que um tratamento poderia trazer.
Quanto mais cedo você começar o tratamento, melhor será a sua chance de uma recuperação rápida e completa.

Se você está se sentindo deprimido após o nascimento do seu bebê, você pode estar relutante ou vergonha de admitir isso. Mas é importante chamar o seu médico se os sinais e sintomas de depressão piorarem e prejudicarem suas atividades.

Para pessoas que tem sintomas de psicose pós-parto, deve ser tratada como uma emergência que requer tratamento médico imediato. Se você ou sua parceira tiver quaisquer sintomas psicóticos, procure ajuda de emergência imediatamente.

Qual médico buscar?
Psicólogo | Psiquiatra | Endocrinologista | Ginecologista e Obstetra

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.
Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram: Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
  • Quais são os sintomas e quando eles começaram?
  • Os sintomas estão melhorando ou piorando ao longo do tempo?
  • Os sintomas afetam sua capacidade de cuidar do bebê?
  • Você se sente tão ligada ao bebê quanto esperava?
  • Você é capaz de dormir tem a chance e sair da cama quando é hora de acordar?
  • Como você descreveria o seu nível de energia?
  • O seu apetite mudou?
  • Quantas vezes você diria que fica ansiosa, irritada ou com raiva?
  • Você já teve algum pensamento de autoagressão ou agressão ao bebê?
  • Qual é o apoio que você tem para cuidar do seu bebê?
  • Você sofre com algum problema financeiro ou no relacionamento?
  • Você recebeu o diagnóstico de quaisquer outras condições médicas, incluindo distúrbios psiquiátricos, como depressão ou transtorno bipolar?
  • Você recebe ou recebeu tratamento para outros sintomas psiquiátricos? Se sim, que tipo de terapia ajudou mais?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para depressão pós-parto algumas perguntas básicas incluem:
  • Qual é o meu diagnóstico?
  • Quais tratamentos vão me ajudar?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais dos tratamentos que você está propondo?
  • Quanto e em quanto tempo você espera que os meus sintomas melhorem?
  • O medicamento que você está prescrevendo seguro para tomar durante a amamentação?
  • Durante quanto tempo vou precisar receber tratamento?
  • Que mudanças de estilo de vida podem me ajudar a gerenciar os sintomas?
  • Quantas vezes tenho que fazer visitas de acompanhamento?
  • Estou em risco aumentado para outros problemas de saúde mental?
  • Estou em risco dessa condição voltar se eu tiver outro filho?
  • Existe alguma maneira de evitar a reincidência se eu tiver outro filho?
  • Há algum material impresso que eu posso levar comigo? Quais sites você recomenda?
Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.


O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) da Associação Americana de Psiquiatria considera depressão pós-parto um subtipo de depressão maior. De acordo com o manual, para depressão pós-parto ser diagnosticada, os sinais e sintomas da depressão devem se desenvolver dentro de quatro semanas após o parto. Sinais de um episódio depressivo incluem, em parte:
  • Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias
  • Redução de interesse e prazer nas atividades
  • Mudança significativa no apetite ou mudança inesperada no peso
  • Incapacidade de dormir (insônia) ou sonolência excessiva (hipersonia)
  • Agitação ou movimentos mais lentos
  • Fadiga ou falta de energia
  • Sentimentos de inutilidade
  • Capacidade reduzida de pensar, concentrar-se ou tomar decisões
  • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Para distinguir entre um caso de curto prazo e uma forma mais grave de depressão, o médico ou médica pode pedir para você preencher um questionário de triagem de depressão. Além disso, o médico provavelmente irá realizar exames de sangue para determinar se uma disfunção da tiroide está contribuindo no quadro.

Se há histórico pessoal de depressão, depressão pós-parto, psicose pós-parto ou transtorno bipolar, é importante acompanhar com o médico ou médica de perto antes mesmo dos sintomas começarem. Alguns especialistas sugerem que as mulheres de alto risco tenham seu primeiro check-up pós-natal três ou quatro semanas após o parto, em vez das habituais seis semanas.

O aconselhamento ajuda a prevenir e tratar a depressão-pós parto e depressão durante a gravidez. Para melhorar o sucesso do tratamento, ambos os pais devem tentar participar.
Terapia cognitivo comportamental ajuda a tomar conta da maneira como você pensa e sente.
Aconselhamento interpessoal fornece suporte emocional e ajuda na resolução de problemas e definição de metas.

Você também pode se beneficiar de:
Ter um(a) babá durante meio período ou em tempo integral
Exercícios para fortalecer os laços entre paciente e bebê.
Terapia hormonal

A reposição hormonal pode ajudar a neutralizar a queda rápida nos níveis de estrogênio que acompanha o parto, aliviando os sintomas de depressão pós-parto em algumas mulheres. Entretanto, ainda não é comprovado que a terapia hormonal possa prevenir ou tratar a depressão pós-parto. Tal como acontece com os antidepressivos, é importante pesar os riscos e benefícios potenciais do tratamento com terapia hormonal.


Depressão pós-parto geralmente não é uma condição que você pode tratar por conta própria - mas você pode fazer algumas mudanças que ajudam o tratamento a ser mais efeito.
  • Faça escolhas de vida saudáveis, como praticar atividade física, manter uma dieta equilibrada e evitar vícios como tabaco e álcool
  • Não coloque cobranças excessivas em cima de você
  • Arranje um tempo para si mesma
  • Se concentre em manter seus pensamentos positivos
  • Evite o isolamento.
  • Lembre-se, a melhor maneira de cuidar de seu bebê é cuidando de si mesma.
Se não for tratada, a depressão pós-parto pode interferir com o vínculo mãe-filho e causar problemas familiares. Filhos de mães que têm depressão pós-parto não tratada são mais propensos a ter problemas de comportamento, como dificuldades para dormir e comer, crises de birra e hiperatividade. Os atrasos no desenvolvimento da linguagem são mais comuns também.

Depressão pós-parto não tratada pode durar meses ou mais, por vezes tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Mesmo quando tratada, depressão pós-parto aumenta o risco de futuros episódios depressivos.

Peça ajuda de outras pessoas para que você consiga dormir bem, manter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e receber apoio na medida do possível.
Fique longe de cafeína, álcool e outras drogas ou medicamentos, a menos que recomendado pelo seu médico ou médica.

Se você está preocupado com a depressão pós-parto, faça seu primeiro check-up pós-natal três ou quatro semanas após o parto em vez das habituais seis semanas.

Mulheres cujo risco para depressão pós-parto é maior pode querer tomar medidas adicionais para prevenir a depressão pós-parto.




Canadian Mental Health Association
American Psychological Association
Mayo Clinic
Manual Merck
minhavida.com.br





Casa e Saúde | Cravo - Repelente Natural para a sua casa

Na sua casa tem aquelas formiguinhas na cozinha? Ou mosquinhas no banheiro?
E mosquito nas plantinhas?

Esses insetos, além de indesejáveis podem trazer doenças para dentro de casa ao passar pelos pratos, talheres, papel higiênico.
Além das picadas perigosas dos mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

Aqui na minha casa tem muito inseto, apesar de ser um apartamento.
Por mais limpo que tudo se mantenha, os insetos aparecem todos os dias!

Então fui atrás de dicas para me livrar delas e descobri que esses bichinhos odeiam cravo!
Primeiro fui atrás de saber um pouco sobre a história do cravo como repelente...
"A flor do craveiro é usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias, entre as especiarias da Índia, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático.

O principal motivo do cravo ser usado em doces era sua ação repelente que impedia a invasão de formigas. Como, na maioria dos casos, não haviam recipientes que impedissem a infestação por formigas, o cravo era usado para repelir esses insetos." (wikipedia)


Agora vamos as receitas que eu encontrei:

PARA MOSCAS E PERNILONGOS

1 laranja de casca grossa
20 cravos
Vela pequena

Modo de Preparo:
Corte a laranja ao meio e retire todo o miolo da fruta. Deixe somente as duas metades da casca, limpas.
Na metade de cima faça um furo e espete os cravos em toda a casca.
na metade de baixo coloque a velinha e ascenda.
Coloque sobre um pratinho para não manchar os móveis

Além de repelente, a laranja e o cravo deixam um aroma delicioso no ambiente.

 


Há quem use a casca de laranja no lugar do refil dos aparelhos elétricos de parede. #FicaaDica



CRAVO COM LIMÃO

Você pode simplesmente cortar a laranja ou o limão no meio e espetar os cravos na fruta. Espalhe vários pratinhos pela casa.




INSETICIDA PARA AEDES AEGYPTI

60 cravos da índia
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:
No liquidificador, bata os cravos junto com a água por cerca de um minuto. Coloque a mistura em um recipiente com tampa (sem coar) e mantenha guardado na geladeira por 24h para poder usa-lo. Nessas condições, o inseticida dura até 1 ano sem perder suas propriedades.

Para prevenir o mosquito da dengue, aplique o inseticida natural nos vasinhos ou em lugares de água parada. Algumas gotas já são o suficiente para que as lavas sejam mortas em 24h. Repita o processo de aplicação a cada duas semanas.
Você pode preparar o inseticida em maior quantidade, basta seguir sempre esta proporção.



Encontrei no site Donas de Casa Anônimas (DCA) uma receita com cravos que serve como repelente de superfícies. Essa receita com cravos funciona super bem!

REPELENTE - LIMPADOR DE SUPERFÍCIES

150 ml de água
150 ml de álcool
5 a 10 gr de cravo da indica
1 recipiente de spray
Funil

Modo de Preparo:
Você deve ferver a água e desliga-la. Colocar os cravos da índia na água e tampar. 
Abafe (tampe) por 5 minutos até que vire um chá.
Deixe esfriar um pouquinho e retire o cravo da água.
Coloque o álcool no borrifador e acrescente o chá de cravo.

Escreva na embalagem qual o produto que contém o frasco e voi lá.
Depois de pronto, basta borrifar na pia, balcão ou azulejos.

Vale lembrar que esse repelente não deve ser passado na pele!! É somente para limpeza de superfícies. Todo dia de manhã ao limpar a cozinha, basta passar o produto e elas somem!

Aqui vai o vídeo que esta disponível no canal do DCA.



Você também pode deixar alguns cravinhos no armário e troca-los a cada duas semanas.
Folhas de louro, salsinha, folha de fumo, cascas de tangerina e canela também possuem a mesma característica repelente.



Se você possui outras dicas e quer dividir, 'manda pra cá que vira post'!







*imagens retiradas do Google


 . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!


Saúde | Água - Como você economiza?

Ficar sem água na torneira ou no chuveiro.
Quem passou por isso em 2014?

Não é nenhuma novidade que a água está faltando em muitas partes do Brasil.
Este ano, São Paulo enfrentou a pior seca da história, onde a maioria dos bairros da capital foram afetados. As reservas estão baixíssimas e o calor só aumenta!

O assunto mexeu com a rotina de muita gente nas cidades atingidas. Diversas formas e dicas de economia surgiram como num passo de mágica. Mas na verdade esse assunto já deveria ser bem antigo...

O governo de São Paulo e alguns outros estados concedem desconto nas contas de água para quem economizar e manter as torneiras fechadas.
A partir de 2015, além do desconto, a prefeitura paulistana irá multar quem aumentar o consumo acima de 20%. Também será distribuído um kit economizador pela SABESP.
 Essa medida tem como objetivo conter o consumo excessivo de água.

Mas apesar de polêmicas, essas medidas não são suficientes para que criemos uma sociedade consciente da necessidade de ECONOMIZAR ÁGUA.

Na verdade, a seca vai muito além do uso excessivo da água. Ela possui diversos fatores que influenciam: Queimadas, poluição, falta de chuvas, desmatamento da amazônia...
Infelizmente, estas são ações que não dependem exclusivamente da nossa rotina dentro de casa.
Mas existem alternativas que você pode adotar para fazer a sua parte nessa luta a favor da natureza!

Além dos sistemas de reuso instalados no seu condomínio ou na sua casa, existem ações que podem fazer parte do seu dia-a-dia.

Existe uma lista que eu julgo como os mandamentos para economia de água.
Vou dividir com vocês:
  • No Banho: Se o seu chuveiro demora para esquentar, mantenha um balde embaixo da água para não desperdiça-la. Use a água para a descarga ou para limpar a casa.  - Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 
  • Escovar os dentes: Use um copo para colocar a água que você vai enxaguar a boca.
    Economize 3 litros de água. 
  • Descarga: Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.          - Troque a válvula para os modelos que possuem opções de quantidade de água.   - Uma dica é colocar uma garrafa de 2 litros dentro da caixa acoplada do seu vaso sanitário para reduzir o volume de água. - Verifique se não há vazamentos. 
  • Lavar louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. - Deixe a louça com água para facilitar a remoção de resíduos. - Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 
  • Plantas e Jardins: Use o regador. - No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. 
  • Lavando o carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água.  - Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. - Tem gente ensinando a lavar o carro com um copo de água... Eu nunca testei, mas acho que vale a pena tentar.
  • Calçada e quintal: faça o uso de baldes invés de mangueira. - Utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar. - Se você mora em casa, deixe um tonel na chuva para coletar a água. Não esqueça de fecha-lo para evitar a proliferação de mosquitos transmissores.

No site Manaus Ambiental tem umas dicas importantes de como descobrir vazamentos...

  • Instalação interna  -  Feche o registro do hidrômetro / Abra a torneira logo após o hidrômetro e espere toda a água escorrer / Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira / Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.
  • Dentro de Casa  -  Feche todas as torneiras e não use os sanitários / Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água / Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira / Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.
  • Válvula e Caixa de descarga  -  Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.
  • Entre o hidrômetro e a cisterna / Caixa D'água  -  Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.
  • NA CISTERNA  -  Deixe a boia levantada e não ligue a bomba / Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna / Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.
Nesse link você consegue imagens infantis para apresentar as medidas de economia para seus filhos.

Se você tem alguma dica, manda pra cá que vira post ;)






. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!


Eu Apoio | 1º de dezembro - Dia mundial de luta contra AIDS

Nunca é demais alertar sobre os cuidados que precisamos ter para que fiquemos preservados perante
o vírus HIV.

As últimas pesquisas apontam o aumento da incidência da doença entre os jovens entre 16 e 30 anos.
Parece que a "galera" relaxou e acha que a AIDS não existe ou tem cura.

A AIDS ainda mata centenas de pessoas por ano no mundo todo! parece patético pensar que ainda existam pessoas que transem sem camisinha ou que se expõe ao vírus sem achar que ele pode chegar bem pertinho.
Não é porque não se fala mais sobre isso que a doença foi erradicada (infelizmente). Ainda é necessária a prevenção, o dialogo e o esclarecimento.

É importante manter seu exame de HIV em dia sempre que houverem novos parceiros. Para fazer o exame gratuitamente, basta pro curar um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou um posto de saúde e solicitar. Hoje em dia, para fazer o exame não precisa nem ganhar uma agulhada, o exame é feito com a coleta de fluido oral. Um palitinho, parecido com um cotonete, é parecido na mucosa da boa e o teste é realizado.

" Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame!

No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA .
Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica."




O governo federal disponibiliza uma página on line que é repleta de informações e procedimentos necessários para que você receba o acompanhamento necessário e gratuito caso seja portador do HIV. No portal AIDS.GOV você encontra os endereços dos lacais de atendimento.

PREVINA-SE. USE CAMISINHA. NÃO COMPARTILHE DROGAS. FAÇA O PRÉ NATAL.


*fotos retiradas do google

_ _ _ _
Gostou? Então curta a página!
Gostou muito muito? Compartilhe!